Hoje o mercado de programação é uma das áreas mais aquecidas no país. Segundo a startup GeekHunter, as vagas no setor de tecnologia da informação (TI) tiveram um aumento de 310% só no ano de 2020. Apesar disso, aprender linguagem de programação não é uma tarefa simples. Por isso, os alunos Natália Pinheiro e Euler Lima, orientados pela professora Maísa Lopes, desenvolveram a Biblioteca de Programação NineJs, um sistema para ensinar a programar de maneira leve e didática.
O projeto, que tem o apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), une a programação com narrativas interativas. O intuito é fazer com que o estudante aprenda de uma forma diferente. “O objetivo é desenvolver uma história e depois programar para que o usuário possa interagir com ela, decidir o rumo da história. O legal é que saímos um pouco das atividades tradicionais de programar que envolvem apenas problemas matemáticos e mostramos a necessidade do pensamento lógico em todas as áreas da nossa vida”, explica Maísa Lopes.
A Biblioteca de Programação NineJs, que tem o Certificado de Registro de Programa de Computador, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), é focada no público iniciante. “Pegamos o JavaScript, que é uma linguagem muito popular e ensinamos programação. Então, o aluno não aprende uma linguagem só para fazer narrativas interativas, ele aprende o JavaScript. A pessoa pode usar o conhecimento para resolver outros problemas”, diz Natália Pinheiro.
A estudante destaca que o maior diferencial do projeto é incentivar o aluno a usar a criatividade. “Quando aprendemos a programar, fazemos exercícios como somar um mais dois ou dizer a raiz quadrada de um número. O diferencial de se aprender com as narrativas interativas é que a pessoa necessita criar e planejar, já que o estudante precisa pensar em uma história e seus desdobramentos. Além disso, os códigos estão disponíveis em português, diferente de outros programas, que utilizam o inglês”.