Baiano Isaquias Queiroz conquista medalha de ouro no Pan de Toronto

Canoísta superou o canadense Mark Oldershaw, bronze na Olimpíada de Londres 2012, e ficou em primeiro lugar

A Bahia é ouro nos jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Na manhã desta segunda-feira (13), o canoísta Isaquias Queiroz, de 21 anos, ficou em primeiro lugar na categoria C1 1.000m e conquistou a medalha de ouro. Com tempo de 4m07s866, O baiano superou o canadense Mark Oldershaw, bronze na Olimpíada de Londres 2012, que ficou em segundo lugar. O mexicano Jose Cristobal terminou em terceiro.

“Estou representando o meu país, o Time Brasil. Para mim, é um orgulho muito grande levar essa primeira medalha de ouro para o Brasil na canoagem. Estou muito satisfeitos e espero que venham mais”, comemorou Isaquias após a prova.

Classificado para o Mundial de Canoagem, que vai ser realizado em Milão, na Itália, em agosto, o baiano está utilizando o Pan de Toronto para como preparação para o torneio que vale vaga nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

“Eu sabia que podia ganhar. Já ganhei dele em Copas do Mundo e Campeonato Mundial, então sabia que podia superá-lo. Agora é focar em 2016. O importante é a medalha olímpica para o Brasil”, finalizou o atleta.

História

Aos 20 anos, o canoísta de Ubaitaba, Sul baiano, já tem no currículo um ouro e um bronze no Mundial disputado na Alemanha, em 2013. O ouro foi conquistado na prova C1 500m, que não faz parte do programa olímpico, diferente do bronze, que veio na C1 1000m. E é nessa prova que ele vai buscar o ouro nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas em 2016.

Mais medalhas

Depois de conquistar o ouro, Isaquias voltou ganhar a subir no pódio. Ele ficou com a prata na categoria C2 1.000m, ao lado do companheiro Erlon de Souza. Eles fizeram tempo de 3m47s117, e foram superados apenas pelos canadenses Benjamin Russel e Gabriel Beauchesne-Sévigny. O bronze foi conquistado pelos cubanos Serguey Torres e Jose Bulnes.

Já na categoria K2 1.000m, a dupla brasileira Vagner Souta e Celso Júnior conquistou o bronze. Bronze também no feminino com Ana Paula Vergutz, na prova do K1 500m. Foi a primeira medalha feminina do Brasil na categoria.

 

 

 

Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui