Baianão Intermunicipal 2019 terá partidas com árbitro de vídeo

Com 13 datas e novidades, Baianão 2019 tem fórmula definida por clubes. Foto: FBF

O Baianão terá novidades em 2019. Representantes dos clubes e a diretoria da Federação Bahiana de Futebol realizaram nesta terça-feira (13), na sede da entidade, o pré-arbitral, onde foram discutidos detalhes da competição.

No encontro, que contou com as presenças do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, do vice-presidente, Ricardo Lima, e da diretora de competições, Taíse Galvão, já foi definida a fórmula de disputa do campeonato. Com 13 datas disponibilizadas pela CBF para os estaduais da região Nordeste, a fórmula foi escolhida por unanimidade entre os presentes.

As dez agremiações participantes (Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Bahia, Sociedade Desportiva Juazeirense, Fluminense de Feira Futebol Clube, Jacobina Esporte Clube, Esporte Clube Jacuipense, ECPP Vitória da Conquista, Associação Desportiva Bahia de Feira, Associação Desportiva Jequié e Alagoinhas Atlético Clube) comporão o mesmo grupo, de número 1, na fase de classificação. Com pontos corridos, as equipes se enfrentarão no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas.

Na semifinal, os quatro times classificados formarão dois novos grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.

Os dois vencedores da segunda fase fazem a disputa do título, também em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa daquele de melhor campanha. O campeão, também havendo empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, será conhecido nas cobranças de pênaltis.

VAR – O Árbitro de Vídeo será mais uma novidade no Baianão 2019. O VAR será utilizado nos dois jogos da final da competição. No campeonato que marca a estreia do uso da tecnologia em competições baianas, ainda não será possível utilizá-lo em mais jogos, devido à necessidade de estruturação de algumas praças esportivas do estado para receberem os equipamentos. O aumento no número de jogos com VAR será discutido para as edições seguintes do estadual.

A diretoria da FBF e os clubes voltam a se reunir na Reunião do Conselho Técnico do Baianão, em data e local a serem divulgados posteriormente pela entidade. Na oportunidade serão divulgados o regulamento e a tabela de jogos da competição.

Fonte: FBF

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui