Bahia será sede do Enfisa em 2015

O Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxico (Enfisa) irá acontecer em Salvador no próximo ano. A cidade sede foi escolhida por unanimidade pela plenária, após pleito realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, durante a participação do ENFISA 360°, que aconteceu entre os dias 05 e 09, no Dayrell Hotel em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O evento busca discutir temas relacionados aos agrotóxicos, sob diferentes enfoques: o registro de produtos, revendas e prestadoras de serviços (aplicação de defensivos químicos); fiscalização do uso e comércio; harmonização da Legislação Federal; análise de resíduos de agrotóxicos: metodologias, parcerias, estratégias e resultados; Convênios entre o MAPA e Estados e contrabando de agrotóxicos.

Durante o Enfisa de Belo Horizonte, o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Armando Sá, ministrou uma palestra sobre a emergência fitossanitária decretada devido ao ataque da lagarta Helicoverpa armigera no Oeste da Bahia. Ele explicou que a defesa sanitária vegetal desempenha relevante papel na ampliação do agronegócio e pode e deve ser tratada, atualmente, como uma questão de segurança nacional pela importância em relação à economia do Brasil.

Para o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, conseguir trazer eventos agropecuários para a Bahia é sempre um orgulho, além de ser uma oportunidade de negócios para o estado e para o país. “Debater a defesa sanitária agropecuária, seja de forma segmentada ou integrada, é fundamental por ser um instrumento importante de proteção à saúde animal, à saúde vegetal, à saúde da população e proteção dos recursos naturais”, informou Torres.

O Enfisa é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e reúne representantes das Superintendências Federais (SFA’s) e órgãos Estaduais de Defesa Agropecuária, bem como o INPEV, ANDEF, AENDA, SINDIVEG e ANDAV. A Adab esteve representada também pelo coordenador de Registro e Fiscalização de Agrotóxicos, Raimundo Ribeiro, a coordenadora do Projeto Fitossanitário dos Citros, Suely Brito, e pelo gerente técnico de Irecê, André Torres.


Fonte: Adab

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui