Bahia: Reeleito à Presidência da Amurc, Lenildo conclama união entre os prefeitos

 Durante a Assembléia Geral realizada na manhã desta sexta-feira, 30, prefeitos e representantes municipais elegeram por aclamação o Presidente da Associação dos Municípios do Sul,Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc e Prefeito de Ibicaraí, Lenildo Alves Santana. Em seu discurso, ele chamou a atenção dos gestores públicos para a necessidade de concentrar esforços em torno da solução das demandas municipais, dentre elas, a necessidade de incremento das receitas locais.

Para o Biênio 2015/2016, Lenildo sinalizou que estará intensificando o projeto “Município Vivo”, que tem o objetivo de realizar visitas nos municípios associados a entidade para a divulgação das melhores práticas da atual gestão, e, ao mesmo tempo promover uma maior aproximação com os prefeitos, na tentativa de lutar pelo atendimento das demandas municipais.

“O incremento das receitas é um dos mais importantes desafios nos próximos anos, porque é o que garante o funcionamento da estrutura pública. Mas, o principal é estabelecer de forma mais precisa, o sentimento do prefeito com relação a importância do movimento municipalista. Hoje, ou estamos unidos para buscar a solução das demandas ou não conseguimos resolvê-los de forma isolada”, declarou.

Na condução do município de Itajuípe, a prefeita e vice-presidente da Amurc, Gilka Badaró ressaltou as dificuldades financeiras vivenciadas pelos gestores públicos nos últimos anos, mas acredita na mudança desse cenário, a partir do envolvimento de todos os prefeitos, com o apoio da Amurc. “Nós somos a representação da política da região. Vamos nós unir, nós fortalecer e reivindicar a solução dos problemas, que não são só nossos, mas de todos os municípios do Brasil”, expressou.

 Além da prefeita de Itajuípe, estiveram presentes: a prefeita de Floresta Azul, Sandra Cardoso, de Almadina Alba Gleide, o prefeito de Santa Cruz da Vitória Jackson Bonfim, de Buerarema José Aguinaldo Barreto, de Itapitanga Joaquim de Babo, além de representantes dos municípios de Barro Preto, Barra do Rocha e Jussari.

 Atuações

 Dentre as ações desenvolvidas a frente da Amurc, Lenildo destacou que está sendo implantada uma discussão permanente da Saúde Regional entre os gestores do setor nos municípios, com o objetivo solucionar as dificuldades no atendimento aos serviços públicos de saúde em Itabuna. O diálogo está sendo intensificado entre os prefeitos e representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, que estarão se reunindo na próxima segunda-feira, 2, em Salvador.

 No âmbito da educação, Lenildo lembrou o convênio firmado com o Instituto Natura, que visa permitir aos municípios da região, o acesso às tecnologias de melhorias da qualidade da educação, através dos programas de qualificação do Instituto. Junto a essa proposta, o órgão estará elaborando os Planos de Educação e de Cargos e Salários da Rede Pública Municipal, na área de atuação da Amurc e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul.

 • Nova diretoria executiva: Cargo/Prefeito/Município:Presidente Lenildo Alves Santana,Ibicaraí; 1º Vice-Presidente Gilka Borges Badaró, Itajuípe; 2º Vice-Presidente Walnio Ribeiro Muniz,Jussari; 1º Secretário; Sandra Maísa Baldoíno Cardoso, Floresta Azul; 2º Secretário Jaqueline Reis da Mota, Barro Preto; 1º Tesoureiro Jackson Bonfim de Castro,Santa Cruz da Vitória; 2º Tesoureiro Josefina Maria Castro dos Santos, Coaraci.

 Composição do Conselho Fiscal:Cargo/prefeito/município: Titular Vera Lúcia Franco Ramos Costa, Barra do Rocha; Titular Aurelino Moreno da Cunha Neto, Firmino Alves; titular Alba Gleide Moura de Gois, Almadina; titular Fernanda Santos da Silva,Uruçuca; titular Joaquim Cerqueira de Babo,Itapitanga; Suplente Pedro Jackson Brandão Almeida, Itapé;Suplente Diane Brito Rusciolelli,Uma; suplente Maria Ângela Cardoso Castro,Camacan; suplente Isravam Lemos Barcelos, Ibirapitanga;suplente Gilnay Cunha Santana,Ibicuí.

 Fonte: assessoria da AMURC – Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui