Expectativa da Abih para o extremo sul do Estado é ainda melhor. Porto Seguro já está com 100% dos leitos reservados para a temporada, no setor de hotelaria
Por Daniel do Valle / O Sollo
De acordo com estimativa anunciada pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), no último sábado (17), a Bahia receberá 4,9 milhões de turistas durante alta temporada de Verão 2015/2016. Um fluxo 5% maior do que o registrado no ano passado. A expectativa da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Extremo Sul da Bahia (Abih-Ba) é ainda melhor. Porto Seguro, principal polo turístico do nordeste, já está com 100% dos leitos reservados para o período, no setor de hotelaria.
O secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, acredita que o cenário econômico mundial coloca a Bahia em uma posição de destaque. “Mais de 50% das pessoas que viajaram para o exterior no ano passado não viajarão esse ano. Isso faz com que a gente perceba a inclinação para o turismo interno”, destaca.
Outra variável considerada pela secretaria foi o aumento da ocupação hoteleira nas cidades de grande apelo turístico durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, o que reforça a tendência de maior fluxo no final do ano. Segundo Abih, em Salvador 74% dos quase 40 mil leitos foram ocupados durante a semana de outubro. Em Porto Seguro, a demanda foi ainda maior, com 100% de ocupação. Ilhéus e Itacaré chegaram a 80%.
Abih promove destino e supera crise
Segundo representante da Abih no extremo sul da Bahia, Siegfried Michel, a alta do dólar contribui para o aumento da procura por destinos nacionais, além de estimular a vinda de estrangeiros, com o câmbio atrativo e voos internacionais. “O fluxo turístico para o próximo verão ocupará 100% da rede de hotéis em Porto Seguro e transbordará para o setor de alugueis de casas e condomínios. Com a redução do número de voos, acredito que o fluxo de veículos será ainda maior”.
Siegfried Michel, gerente geral do Portobello Resort, acredita que o município receberá quase 500 mil turistas do natal ao carnaval do próximo ano. “A Abih está focada na promoção do destino turístico, através de eventos e divulgação em todo país e exterior. A somatória de ações tem dado resultados positivos”, finaliza.