Bahia pode ganhar mais duas universidades federais

Mais de 1500 vagas devem ser criadas em casa universidade. Projeto foi aprovado na Câmara Federal

Bahia pode ganhar mais duas universidades federaisO estado da Bahia pode ganhar em breve mais duas universidades. O plenário do Congresso Nacional aprovou a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD) e a Universidade Federal do Litoral Norte (UFLN) na última quarta-feira (19). Segundo o deputado Daniel Almeida (PCdoB), relator do Projeto de Lei 5613/13, de autoria do deputado Luiz Argôlo (SDD), que cria as instituições de ensino, a implantação depende do poder Executivo.

“Ainda não existe número de vagas para alunos e nem cursos a serem implantados. Tudo vai depender da avaliação do MEC. As coisas terão de passar por um debate”, explicou o comunista.

Segundo o projeto, serão criados 200 cargos de professor, de 850 cargos de técnico-administrativo em Educação, um cargo de reitor, um cargo de vice-reitor, 87 cargos de direção e 405 funções gratificadas para casa universidade.

A proposição autoriza o Executivo a transferir bens do patrimônio da União para as universidades criadas. Com relação aos recursos financeiros das duas instituições, o projeto prevê que serão provenientes de dotações orçamentárias; de auxílios e subvenções concedidas por entidades públicas e particulares; de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades ou organismos nacionais e internacionais, entre outros.

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Depois irá para o Senado, onde também passará por duas comissões e, se não sofrer nenhuma emenda, será encaminhada diretamente para a avaliação da presidente Dilma Rousseff. Atualmente, a Bahia conta com cinco universidades federais.

 

 

Fonte: Alexandre Galvão/Correio, com agências

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui