Ao assumir a comissão, senador destacou o Rio São Francisco entre suas prioridades e aprovou requerimento de audiência pública para debate sobre o tema.
O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi eleito, nesta terça-feira (3/3), o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) para o biênio 2015/2016. A chapa única, eleita por aclamação, tem o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), na vice-presidência.
Ao assumir a CMA, Otto Alencar destacou uma de suas prioridades: a defesa do Rio São Francisco. Ele apresentou e teve aprovado o primeiro requerimento de sua autoria: a realização de uma audiência pública para debater a atual situação do Velho Chico na comissão.
“As causas da queda acentuada na afluência do Rio São Francisco são bem conhecidas: desmatamento das nascentes, desmatamento das matas ciliares do rio e de seus tributários, assoreamento dos leitos dos rios. Urge, portanto, reverter esse quadro de iminente desastre ambiental em toda a sua bacia hidrográfica”, justificou no requerimento. A data da audiência pública ainda será definida.
Para o debate serão convidados a participar os governadores Rui Costa (Bahia), Fernando Pimentel (Minas Gerais), Jackson Barreto (Sergipe), Paulo Câmara (Pernambuco) e Renan Filho (Alagoas), além dos ministros da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi e do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasp), Elmo Vaz Bastos de Matos.
“O São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e de toda a América do Sul”, disse Otto Alencar. Segundo informações do Ministério da Integração Nacional, o Rio São Francisco percorre 2.700 quilômetros, banhando cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Sua bacia hidrográfica, de 634 mil km², também envolve parte do estado de Goiás e o Distrito Federal. No total, a bacia hidrográfica abrange 504 municípios, ou seja, 9% do total de municípios do País.
Assessoria de Imprensa do Senador Otto Alencar (PSD/BA)