Bahia lança Conferência de Educação 2023 com foco no Plano Nacional

Bahia lança Conferência de Educação 2023 com foco no Plano Nacional
Bahia lança Conferência de Educação 2023 com foco no Plano Nacional de Educação. Foto: Divulgação

O Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), lançou, nesta terça-feira (15), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a edição extraordinária da Conferência de Educação da Bahia 2023 (COEED-BA 2023), com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade”. Devido à queda de energia registrada pela manhã, o encontro, que estava programado para acontecer de forma híbrida, foi realizado presencialmente e gravado para ser transmitido pelo Canal do IAT no Youtube.

Presente no lançamento, a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, destacou o empenho e os esforços para a realização de um amplo debate na formulação das políticas educacionais. “Passamos por um longo período de descuido com o nosso Plano Nacional da Educação (PNE) e, por isso, precisamos, agora, nos unir neste movimento de reconstrução, com a participação social”, declarou, lembrando também que a Bahia é o primeiro estado a realizar o encontro extraordinário, reafirmando, mais uma vez, no ano do Bicentenário da Independência da Bahia, sua importância para o Brasil.

“Mantivemos esta atividade hoje, mesmo com a inesperada queda de energia, que aconteceu não só aqui, mas em outros locais do Brasil, porque a energia que nos move é a da fé, da luta, da história do povo da Bahia”, ressaltou o coordenador do FEE-BA, João Danilo Batista, que também é conselheiro e presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA). Ele ainda pontuou a importância do movimento na direção da formulação do PNE, com vigência para a década de 2024 a 2034, cujo monitoramento é feito pelo fórum de forma contínua e com avaliações periódicas.

Em pauta, também teve relevância a importância da garantia do direito e da qualidade de educação da creche à pós-graduação; da valorização dos trabalhadores da Educação; da atenção à diversidade; do desenvolvimento e da justiça socioambiental e ainda questões atinentes à gestão democrática e ao financiamento da educação. Um dos novos eixos que aparece nesta conjuntura é o da participação social, para fortalecer a discussão sobre a democracia na Educação e as questões socioambientais.

Etapas

A etapa estadual será realizada em dois momentos, ainda em 2023. Em outubro, para estudos e reflexões, no formato on-line e com caráter formativo, com a participação dos delegados eleitos para a etapa presencial e também aberta a toda sociedade, para amplificar ainda mais o debate. Em dezembro, outra presencial e deliberativa, em Salvador. O encontro estadual é preparatório e deliberativo para a Conferência Nacional Extraordinária da Educação de 2024, que ocorrerá de 28 a 31 de janeiro, em Brasília.

Também estavam presentes no lançamento a vice-coordenadora do FEE-BA, Alessandra Assis; o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), Paulo Gabriel Nacif; a reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, representando as Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs); o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez, representando a ANDIFES; o presidente da UNDIME Bahia, Anderson Passos; Glauber Natividade da Rede de Fóruns Municipais; a coordenadora da APLB, Marilene Betros; Marlene Oliveira, representando o Fórum de EJA-BA e os movimentos sociais; o diretor do IAT, Iuri Rubim; e Vitor Queiroz, representando a UBES e os estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui