Bahia investe em capacitação de pesquisadores na área de Inteligência Artificial

Bahia investe em capacitação de pesquisadores na área de Inteligência Artificial
Bahia investe em capacitação de pesquisadores na área de Inteligência Artificial. Foto: Divulgação

A transformação digital permeia a vida da sociedade. Com o avanço contínuo do uso da Inteligência Artificial (IA), se torna crucial compreender seu funcionamento, desafios e oportunidades. Por isso, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com financiamento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), idealizou a Rede de Referência de Inteligência Artificial do Estado da Bahia (BAH.IA), em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS), universidades, empresas e órgãos públicos. A iniciativa teve seu ponto de partida nessa terça-feira (19), com a publicação do termo de outorga no Diário Oficial do Estado (DOE), que viabiliza bolsas para pesquisadores desenvolverem conteúdos sobre o tema.

Nesta fase inicial, o foco da ação é estabelecer a rede, criar diretrizes e produzir materiais de formação em IA. Com as bolsas que serão disponibilizadas, os pesquisadores, selecionados pelos ICts parceiros, irão produzir os conteúdos. Através do material elaborado, será possível capacitar pesquisadores e professores para difundir o conhecimento, especialmente entre os docentes do ensino médio, chegando até os jovens, um dos principais focos da iniciativa.

Desenvolvimento tecnológico

Para o secretário da Secti, André Joazeiro, o programa BAH.IA é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado. “A ação busca melhorar a qualidade do capital humano em nosso estado, oferecer oportunidades de capacitação profissional, especialmente aos jovens, promover a modernização da indústria local e impulsionar a pesquisa científica. Esse investimento em IA está alinhado com tendências globais e procura posicionar a Bahia como um polo de inovação na região, podendo, futuramente, atrair investimentos, parcerias e gerar empregos”, projeta.

Tatiane Rios, professora e pesquisadora do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), parceira da ação, destaca o trabalho que será realizado pela universidade. “Com a rede será possível não apenas produzir materiais de formação em IA, mas também mapear demandas tecnológicas e possibilidades de integração produtiva através da aplicação de IA junto aos apoiadores institucionais. A parceria da universidade a ocorre pela participação de professores e pesquisadores altamente qualificados na área de IA. Com um conhecimento aprofundado no tema, a Ufba agrega à rede profissionais que atuam com o que há de mais inovador na área”, diz.

Além da Ufba, a rede tem sinergia com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), o Instituto Federal da Bahia (Ifba) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui