Bahia: Interior sai à frente com 11 das 20 melhores notas de redação do Enem

Das 20 melhores notas da redação do Enem 2014 em todo o estado, 11 foram conquistadas por colégios no interior e 9 em Salvador e Região Metropolitana

Decisiva para a aprovação no vestibular e para a conclusão do Ensino Médio, a redação do Enem pode se tornar um monstro de sete cabeças para muitos estudantes. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) exige que o candidato tenha uma média acima de 500 pontos na prova para que ele possa receber o certificado de conclusão do ensino médio.

Mas para os alunos de algumas escolas particulares no interior da Bahia, o monstro já foi vencido. Das 20 melhores notas da redação do Enem 2014 em todo o estado, 11 foram conquistadas por centros de estudos em diversas cidades baianas, e nove em Salvador e na Região Metropolitana.

Elas foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (5) pelo MEC. O ministério divulga as médias por cada área de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências naturais e suas tecnologias, além da prova de redação.

O colégio Helyos, em Feira de Santana, segue campeão absoluto na Bahia. Além de conquistar a melhor média nas provas objetivos, os alunos do colégio também lideraram o ranking na redação, com uma média de 791 pontos. A coordenadora pedagógica do ensino médio, Patrícia Moldes, explica que o trabalho na disciplina acontece durante toda a vida escolar. “Nós não temos ingresso grande no ensino médio, e isso permite que o aluno venha sendo preparado ao longo dos anos, desenvolvendo a capacidade de leitura e vocabulário. No último ano esse trabalho é intensificado”, afirma.

Em 2º lugar ficou o colégio Anglo Brasileiro, em Salvador, com 773,79 pontos. Em terceiro chega o colégio Gênesis, também em Feira de Santana, com 738,89 pontos. O segredo do sucesso? Turmas com menos alunos e atenção individualizada para eles.

 

Confira a nota das escolas

Para a instituição feirense, o sucesso é um resultado natural do esforço em se dar uma formação completa para os seus estudantes. “A escola não prepara exclusivamente para o Enem, mas busca cumprir um papel em que contempla a formação cidadã e a preparação o bom desempenho do aluno nos mais diferentes exames”, declara Ana Rita de Almeida Neves, assessora pedagógica do Gênesis.

Com cerca de 600 alunos do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio,a escola foi fundada em 1994. De acordo com a educadora, o Ensino Médio tem um máximo de 45 alunos por turma, com duas turmas por série. “Desde a fundação se optou por não fazer do Gênesis uma escola de grande porte, e sim ser uma escola que não tivesse muitas turmas, de modo a não comprometer a fundamentação pedagógica e o acompanhamento dos alunos”, comenta a assessora pedagógica da instituição.

Ana Rita também creditou o bom resultado do colégio ao foco dado à leitura e escrita desde o início da formação dos estudantes. “A escola sempre tem uma colocação sempre boa nas redações, mas isso não é o resultado de um treinamento. A leitura e a escrita é uma preocupação aqui desde o início, em todas as disciplinas”, disse.

Além de se personalizar cada vez mais o ensino, o segredo de outros colégios também recaem na prática de muitos simulados. Pelo menos é o que garante Edmárcia Neves Dias, diretora pedagógica do Colégio Integração, em Teixeira de Freitas.

A instituição, quem em 2013 teve a 2ª melhor nota de redação em toda a Bahia, este ano caiu para o sétimo lugar. O foco, no entanto, é seguir conquistando cada vez mais espaço no ranking.

“Não matriculamos mais que 35 alunos por sala no Ensino Médio. É um diferencial que nos traz este resultado no MEC”, revelou Edmárcia. “Das 25 aulas que o MEC exige por semana, oferecemos 38, pela manhã e pela tarde”.

Segundo a educadora, a preparação começa no no 9º ano do Ensino Fundamental. “Nós damos um enfoque à redação com ainda maior no 3º ano, com um projeto de orientação individualizada. Nele, o estudante se encontra regularmente com um professor, entre março e outubro”, garante.

O esforço por parte dos educadores e dos estudantes vêm dado certo. “Este já é o quarto ano consecutivo que o Colégio Integração é o melhor da cidade e da região de Itabuna”.

Além disto, cerca de 10 simulados são realizados ao longo do ano, juntamente com o Dia do Enem – evento onde o colégio realiza, três vezes ao ano, simulados nos moldes exatos do exame. O Colégio Integrado AGES, em Paripiranga, no Nordeste baiano, segue a mesma receita do Integração.

“Temos uma média de 20 alunos por turma, com uma turma para cada ano escolar”, diz Nauzanir Santana Menezes, coordenadora-geral da instituição. Com a 8ª melhor nota em redação no Enem do ano passado, com 721,43 pontos, o colégio forma alunos há 33 anos na cidade, mas não ofereceu turmas para o Ensino Médio em 2015.

“Passamos por uma reformulação, e o Ensino Médio deve ser restabelecido ano que vem”, assegurou a educadora. “O diferencial é que o nosso colégio trabalha com a questão do construtivismo, colocando o aluno no centro do fazer pedagógico, com estudo de casos e questionamentos partindo dos estudantes”.

As turmas reduzidas ajudam com este tipo de abordagem. “Queremos um aluno constantemente engajando o professor, e construindo conhecimento para exercitar outras formas de pensar, de buscar soluções. Prestar Enem ou Vestibular com um pensamento linear não dá certo”, garante Nauzanir.

 

Veja abaixo as 20 instituições com as melhores notas de Redação no Enem 2014:

1 – Colégio Helyos, em Feira de Santana, com a nota 791,00

2 – Colégio Anglo Brasileiro, em Salvador, com a nota 773,79

3 – Colégio Gênesis, em Feira de Santana, com a nota 738,89

4 – Colégio Anchieta, em Salvador, com a nota 738,62

5 – Colégio Marista de Patamares, em Salvador, com a nota 734,44

6 – Colégio Antônio Vieira, em Salvador, com a nota 724,80

7 – Centro de Ensino Médio Ltda (Colégio Integração), em Teixeira de Freitas, com a nota 721,43

8 – Colégio Integrado AGES, em Paripiranga, com a nota 721,43

9 – Colégio Oficina, em Salvador, com a nota 720,82

10 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), em Salvador, com a nota 719,06

11 – Escola Criação, em Amargosa, com a nota 719,05

12 – Colégio e Curso A. L. Lavoisier, em Cruz das Almas, com a nota 715,83

13 – Colégio Sartre COC, em Salvador, com a nota 712,04

14 – Sociedade Cultural e Educacional Mimoso do Oeste SC Ltda, em Luis Eduardo Magalhães, com a nota 711,85

15 – Colégio Sartre COC, em Lauro de Freitas, com a nota 709,66

16 – Colégio Juvêncio, em Vitória da Conquista, com a nota 707,66

17 – Colégio Divina Providência, em Itabuna, com a nota 706,09

18 – Colégio Antonio Pinheiro, em Jequié, com a nota 704,90

19 – Colégio Módulo, em Salvador, com a nota 703,88

20 – Escola Intelectus, em Itaberaba, com a nota 703,33

Louise Lobat/Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui