Porto Seguro é a cidade com maior número de assassinato de mulheres no estado, ocupando a 3ª colocação no ranking nacional
Um balanço divulgado ontem com números dos seis anos da Lei Maria da Penha coloca a Bahia na terceira posição, no primeiro semestre deste ano, em quantidade de chamadas para o 180 (Central de Atendimento à Mulher, que recebe principalmente denúncias e relatos de agressão). A procura pelo serviço foi feita por 512 mulheres em cada 100 mil da Bahia, de acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM).
O órgão lançou ontem a campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha. No mesmo período do ano passado, a Bahia foi líder em ligações, com 448 registros. Ontem também foi divulgado, pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e pela FLACSO Brasil, a atualização do Mapa da Violência 2012, incluindo novos homicídios computados pelo Ministério da Saúde.
No estudo, que levou em conta dados de cidades com mais de 26 mil mulheres, a Bahia ocupa a 6ª posição do ranking de homicídios femininos entre 2008 e 2010. Porto Seguro é a cidade com maior número de assassinato de mulheres no estado, ocupando a 3ª colocação no ranking nacional. Duas cidades da Região Metropolitana de Salvador estão entre as dez primeiras colocadas: Simões Filhos e Lauro de Freitas ocupam a 4º e 6ª posição no ranking, respectivamente. Salvador fica na 94ª posição entre os municípios, mas na 5ª colocação entre as capitais.
Fonte: Correio, com informações da Agência Brasil