Segundo Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), será realizado registro de preços para 100 freezers.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse nesta quinta-feira, 03 de dezembro, que o governador Rui Costa (PT) autorizou a montagem de uma rede de ultrafreezers de -80 °C para que o estado esteja preparado para estocar vacinas da covid-19.
Em seu perfil em uma rede social, Fábio Vilas-Boas afirmou que os equipamentos seriam apropriados para as vacinas da Pfizer ou da Moderna. De acordo com ele, essas vacinas, ambas sintéticas, de RNA, são “a mais avançada tecnologia de vacinas do mundo”.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), um registro de preços, uma espécie de intenção de compra, ainda será elaborado pela pasta. A ata de registro de preços será para 100 freezers. Não foi estabelecido prazo para o início da instalação.
Ainda segundo a Sesab, cada um dos freezers normalmente tem capacidade de armazenar entre 500 e 540 litros.
2ª onda
Em entrevista, na manhã desta quinta-feira, Fábio Vilas-Boas afirmou que que os baianos já podem considerar que estão vivendo uma segunda onda da covid-19.
“Estamos completando três semanas sucessivas de crescimento progressivo contínuo do número de casos, portanto é possível falar que nós estamos já enfrentando uma segunda onda, em um cenário mais grave do que tivemos na época do início da pandemia. Nossa previsão é que essa segunda onda dure mais três semanas, e que ela comece a diminuir no final do ano”, disse.
O secretário informou que o número atual de casos ativos equivale aproximadamente ao do mês de junho de 2020.
“Naquela época, nós tínhamos um revezamento de surto. Nós tínhamos uma uma onda que começou na capital e foi avançando para o interior, à medida que uma região nova ia apresentando caso, a outra ia diminuindo. Nesse momento nós temos um surto geral, um aumento geral de todas as regiões do interior da Bahia, com taxas de internação muito superiores ao que nós observamos no começo do ano”, explicou.
Nesta quinta-feira, o governo anunciou que vai reabrir vagas em unidades de terapia intensiva (UTI) de quatro cidades baianas. Em Salvador, o Instituto Couto Maia foi reforçado com 20 leitos e, no Hospital Espanhol, outros 20 devem ser abertos até o final de semana. No norte baiano, em Juazeiro, a capacidade foi ampliada com 10 vagas.
Em Porto Seguro, já houve a determinação para que 10 leitos sejam destinados à assistência à covid-19 e, em Feira de Santana, mais 10 leitos já estão sendo destinados aos pacientes com coronavírus.
Fonte: G1