Governo mobiliza ações para diminuir danos causados pela chuva nas cidades do Baixo Sul da Bahia
Dezesseis municípios da região do Baixo Sul da Bahia tiveram estado de emergência decretado por conta das fortes chuvas que assolam a região nestes últimos dias. Entre os danos causados pela chuva estão alagamentos, famílias desabrigadas, deslizamentos de terra e ruptura de pontes e estradas.
As cidades afetadas Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial do Estado.
Entre as ações previstas nele está a permissão de que o Estado atue emergencialmente nas cidades afetadas auxiliando na criação de abrigos, fornecer alimentação, medicamentos e recuperar o acesso às rodovias que estão interditadas.
Diversos órgãos se mobilizaram para atender a população afetada durante uma reunião na tarde de ontem (18), no Gabinete da Casa Civil. “Montamos um grupo de trabalho dinâmico para enfrentar esse processo de forma rápida e eficiente. Uma das possibilidades é o repasse direto de recursos para as prefeituras e, assim, garantir a capilaridade das ações”, disse o chefe do gabinete, Bruno Dauster.
Segundo o secretário da Casa Civil, Carlos Mello, a prioridade do Governo é amenizar o sofrimento das famílias. “O nosso objetivo é agir de forma concreta para, o quanto antes, dar conforto àqueles que foram diretamente atingidos”.
Fonte: Correio