Conteúdos serão inseridos nos documentos a partir do dia 30 de agosto.
Teste dura inicialmente dois meses. BA possui mais de 260 mil servidores.
A partir do dia 30 de agosto, os mais de 260 mil servidores do estado terão fotografias e nomes de pessoas desaparecidas inseridos em seus contracheques.
A iniciativa é realizada pela Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) e pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb).
A medida dura inicialmente dois meses em fase de testes e, após o período, os resultados serão e avaliadas, então, as novas estratégias para a ação. As fotos de crianças, idosos e portadores de doença mental serão priorizadas, assim como presença da família na busca pelos desaparecidos. Os primeiros contracheques virão com as fotos de Vinícius do Espírito Santo, de 15 anos, Erenita Leopoldina dos Santos, de 64, e Márcio Santos Santana, de 33 anos. Os três são moradores de Salvador.
Vinícius desapareceu em fevereiro, quando saiu de casa, no bairro de Plataforma, para trabalhar como cordeiro no carnaval, e nunca mais retornou. Márcio, que está desempregado e é usuário de crack, saiu de casa no dia 8 de fevereiro, em Paripe, e não manteve mais contato com a família. Já Erenita está sumida desde 15 de fevereiro, dia em que recebeu alta do Hospital Roberto Santos, saiu da unidade e não procurou a família.
Além das fotografias e dos nomes, os contracheques também terão os telefones para contato e os locais onde cada pessoa desapareceu. Na medida em que as pessoas sejam encontradas, novas fotografias devem ser inseridas nos contracheques dos servidores.
Outra medida
A Delegacia de Proteção à Pessoa estuda também a inserção de fotos de desaparecidos em ônibus de Salvador. A medida ainda não tem data de lançamento. O projeto prevê que 50 veículos da frota municipal tenham as fotografias estampadas no vidro traseiro e no localizado próximo ao motorista.
Fonte: G1