Bahia conquista 17 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

Bahia conquista 17 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude. Foto: Divulgação

Com a conquista de seis medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, atletas baianos de natação, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica e ciclismo retornaram à Bahia neste sábado (30).

Desde a última terça-feira (26), eles se encontravam em Blumenau, Santa Catarina, representando a Bahia na terceira e última etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, encerrados na sexta-feira (25).

Bahia conquista 17 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude. Foto: Divulgação

Somando todas as três fases, com a disputa de provas de 12 modalidades esportivas, a Bahia faturou um total de 17 medalhas, com destaque para a natação, que conquistou seis ouros, com quebra de recordes, duas pratas e dois bronzes, sendo o melhor resultado para o estado nessa modalidade esportiva dos últimos anos.

Todos os atletas da natação que conquistaram medalha são do Colégio Salesiano Dom Bosco. Atletismo, badminton, ciclismo, judô, wrestling (luta olímpica) foram as outras modalidades que os atletas da Bahia também subiram ao pódio.

Bahia conquista 17 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude. Foto: Divulgação

É com grande satisfação que vemos o desempenho da natação, revelando que o investimento do Governo da Bahia no apoio à modalidade começa a colher frutos. Alguns desses atletas treinam na piscina olímpica da Bahia, na Bonocô. Além da infraestrutura, a Sudesb também apoia regularmente competições de natação, numa parceria com a Federação Baiana de Desporto Aquático“, afirma o diretor da autarquia estadual do esporte, Vicente Neto.

Interior presente 

No ciclismo, o jovem Pedro Hanry, 13 anos, aluno do Colégio Iasc, de Eunápolis, faturou a medalha de prata e de bronze.

Participando pela primeira vez de uma etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, Pedro prometeu treinar ainda mais a partir de agora para voltar no próximo ano com mais garra ainda.

Essa competição reúne atletas de todo o país. É uma prova muito competitiva para o ciclismo e certamente também para as outras modalidades. Gostei muito da experiência e quero voltar mais vezes“, comenta Pedro.

Bahia conquista 17 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude. Foto: Divulgação

Vindos do município de Juazeiro, os atletas de xadrez Caio Emanuel (Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna) e Kathleen Beatriz (Colégio Objetivo), da faixa etária de 12 a 14 anos, e Jonas Ulisses, aluno do Colégio Objetivo, da faixa etária 15 a 17 anos, também participaram dos Jogos pela primeira vez.

Com a viagem a Blumenau, em Santa Catarina, eles viveram a experiência de ficar longe da família e da cidade onde moram, no norte do estado baiano.

Apesar de não ganharem medalhas, eles levam para casa muitas novidades para dividir com familiares e amigos. Além da competição em si, eles destacaram como interessante a mistura dos diferentes sotaques do povo brasileiro e a cultura local, que tem a forte influência alemã.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Todas as três delegações baianas, que juntas somam 179 pessoas, viajaram com passagens cedidas pela Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além de garantir o deslocamento, a Sudesb ofereceu uniformes aos atletas, técnicos e dirigentes.

A Bahia esteve representada na etapa nacional por atletas de escolas públicas e privadas da capital e dos municípios de Juazeiro, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Eunápolis, Jequié, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Xique-Xique, Curaçá, Jaguarari, Caém, Miguel Calmon, Itacaré, Campo Formoso, Vitória da Conquista e Camaçari.

Lista de atletas que conquistaram medalhas no JEJ/2019:

– Natação

Guilherme Caribé, 16 anos

3 ouros (50 livre, 100 livre e 50 borboleta). Com a marca de 22”81 e 26”21, o atleta é a nova recordista das provas de 50 e 100 livre, respectivamente

Celine Bispo, 14 anos

2 ouros – 50 livre (com o tempo de 26”21, tem agora o recorde nesta prova) e 100 livre

Enzo Ibanez, 17 anos

1 ouro (200 medley)

1 bronze (100 livre)

1 prata no revezamento masculino com os atletas: Guilherme Caribé, Enzo Ibanez, João Carlos (17), Yan Sotero (15)

– Ciclismo

Pedro Hanry, 13 anos

1 prata prova Estrada

1 bronze prova Australiana

– Atletismo

Adriano dos Santos, 17 (Colégio Estadual Walter Brandão, Jaguarari)

2 pratas nas provas dos 400m e 800 metros

– Judô

2 bronzes – atletas André Carvalho (Instituto Dom de Educar) e Sabrina Souza (Colégio Municipal Profª Georgina Miranda Pereira). Ambos de Jequié e da categoria sub 17.

– Luta olímpica

2 bronzes – atletas Anna Luísa (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Juazeiro  e categoria sub 17) e Daniel Titto (Colégio Sarte Escola SEB, de Lauro de Freitas e categoria sub 14 anos)

– Badminton

Thiago Cezar

1 prata, Colégio Sartre Escola SEB Monet, de Lauro de Freitas e categoria sub 17 anos).

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui