Ausência sentida

“Jesus perguntou: Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?” (Lucas 17.17)

Depois que Jesus curou os dez leprosos e apenas um voltou, Ele fez duas perguntas. Estas duas do verso 17 são apenas uma, feita com palavras diferentes. A outra está no verso 18 e refletiremos sobre ela amanhã. A de hoje questiona a ausência dos outros nove que foram curados. Mas, espere: não foi Jesus quem disse que eles deveriam ir e apresentarem-se aos sacerdotes? (v.14). Por que estão estava questionando a ausência dos nove? A leitura de Levíticos 14 mostra que Jesus havia seguindo a prescrição da Lei ao manda-los apresentarem-se aos sacerdotes. Uma pessoa era declarada pura ou impura, devido a sua doença, por um sacerdote. Se um sacerdote examinasse as feridas deles e concluísse que a doença não era lepra, poderiam retomar suas vidas. Jesus enviou aqueles dez para um novo exame.

Os critérios estabelecidos para o exame estão em Levíticos 13. 18-23. Jesus estava dando a eles uma segunda chance de serem examinados. Essa era a piedade pretendida por eles ou queriam algo mais? Bem, quando Jesus lhes disse que fossem aos sacerdotes eles não discutiram. Mas, estando a caminho, perceberam que não havia mais qualquer ferida ou mancha. Estavam completamente limpos! O sacerdote não teria nada para avaliar. Não dependiam mais de um sacerdote para lhes declarar puros, pois Jesus os havia purificado! Poderiam voltar para suas famílias e amigos e retomarem suas vidas! Entende agora porque Jesus questionou a ausência dos outros nove? Esse episódio nos ajuda a refletir sobre algumas coisas a respeito do que Deus faz por nós e de como reagimos a isso.

Temos nossas ideias do que seja ser abençoado, mas Deus tem as Suas próprias ideias. Devemos confiar mais nas ideias d’Ele que nas nossas. Deus tem nos dado Seu perdão, amor, aceitação e, apesar de pecadores, Ele não nos rejeita. Ele, carinhosamente, nos leva para junto de Si. Como reagimos a isso? O salmista lançou a pergunta: “Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?” (Sl 116.12). Segundo Jesus, servindo e amando as pessoas. Ele perguntou a Pedro: “Você me ama?”. “Sim”, respondeu Pedro. Então Jesus disse: “Cuide das minhas ovelhas” (Jo 21.17). E você? Ama a Jesus? Reconhece o que Ele fez por você? Entre outras coisas, são suas atitudes para com as pessoas que respondem a pergunta do salmista. Seja tão ético em sua vida quanto amoroso. Cante músicas no templo, mas também estenda a mão ao necessitado. Que Jesus não sinta nossa ausência na vida do nosso irmão, diante de todo bem que nos faz.

ucs

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui