Audiência pública redefine metas para o ensino público de Nova Viçosa

 

O vice-prefeito eleito Ruberval Lima Porto participou na manhã deste sábado (5) da abertura da Audiência Pública do Fórum Municipal de Educação de Nova viçosa, realizada no auditório do Centro de Formação Pedagógica Manoel Costa Almeida, em Posto da Mata.

O evento reuniu dirigentes de escolas, professores, especialistas em educação, estudantes, contando com a presença de Adriana Botelho, secretária municipal de Educação; Simone, coordenadora municipal de Educação; José Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação; Jorge Cunha, secretário de Finanças; Pedro Cardoso, presidente da APLB; prof. Benedito (Longado), presidente da Associação Quilombola; vereadores, José Anastácio, Quinzinho, Nei da Geladeira, Edmilson e Mozart Jr.

O Fórum discutiu pontos e diretrizes para a definição de um novo modelo de educação pública

Em seu pronunciamento, Ruberval lembrou a criação do Programa Novo Mais Educação, instituído pela Portaria nº 1.144, do dia 10 de outubro deste ano, que observa as determinações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, lei esta que foi uma verdadeira revolução na época do seu lançamento, e que está comemorando 20 anos.

O vice-prefeito e ex-vereador por três mandatos lembrou a época em que assumiu a Secretaria Municipal de Educação, entre 1997 e 98, exatamente nos primeiros anos de vigência da LDB. “Foi uma experiência incrível coordenar todo o processo de municipalização da educação, ao lado de pessoas que hoje se fazem presentes aqui e que dedicaram parte de suas vidas por uma educação de qualidade, como a nossa secretária Adriana, uma guerreira, superdedicada, pessoa que acredita no que faz e que sempre ajudou a construir uma educação de qualidade em nosso Município, tendo ao lado uma equipe primorosa e competente”, comentou Ruberval, que também representou, no evento, a Rádio Educadora FM, emissora que tem como missão levar informação e mensagens de caráter educativo à população.

A emissora, inclusive, tem no próprio nome o seu compromisso firmado com a coletividade. “Aproveito o ensejo para cumprimentar a toda equipe da emissora pelo transcurso do Dia do Radialista, a ser comemorado na próxima segunda-feira, dia 7 de novembro. A Educadora constitui um marco importantíssimo da comunicação em nosso município. Trata-se de um canal aberto permanentemente aos profissionais da educação, com o compromisso de juntarmos forças para novos tempos, novos rumos, novas conquistas e todos os desafios que o ensino público nos coloca frente a frente”.

O programa novo mais educação

O Programa Novo Mais Educação foca suas ações no desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

O fato de o Brasil não ter alcançado a meta estabelecida pelo IDEB e o desafio de buscarmos atingir metas como ampliação da oferta de educação em tempo integral e a melhoria da qualidade do fluxo escolar e da aprendizagem das escolas públicas, levou o MEC a ampliar a jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária e contraturno escolar, que deverá ser implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática e do desenvolvimento de atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer.

Fonte: cantinhodoruberval


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui