Audiência Pública mostra força de Porto Seguro para receber seleções na Copa do Mundo de 2014

Essa foi a avaliação de Ney Campello, titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Secopa), ao final da audiência pública, realizada na Câmara Municipal, na manhã de 27 de maio, com o tema Esporte como inclusão social e a viabilidade de Porto Seguro.

Não estamos falando de qualquer lugar, estamos falando de um lugar especial e de um evento especial, como a Copa do Mundo, que deverá tratar essa cidade com o respeito e o carinho que ela merece. Parabéns ao prefeito, à Câmara, ao Convention Bureau e demais entidades, pelo empenho e pelo esforço, disse o secretário Ney Campello.

O evento, que lotou o salão principal da Câmara Municipal, contou ainda com a presença do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade; do deputado estadual, Álvaro Gomes; do assessor da Secopa para Assuntos Internacionais, Marcos Costa; do diretor da Sudesb (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia), Ney Santos; além de representantes das Forças Armadas, secretários municipais, vereadores e diversas lideranças ligadas ao meio esportivo.

Marco histórico

Para o prefeito Abade, esse é um dia muito importante para Porto Seguro e para o Brasil. Desde que a Fifa escolheu o Brasil para sediar a Copa de 2014 nós começamos um trabalho intenso para que Porto Seguro fosse um Centro de Treinamento, disse o prefeito, acrescentando que a cidade está preparada para receber um evento dessa dimensão. Nós temos um dos maiores parques hoteleiros do país, estamos qualificando a nossa mão-de-obra, temos um povo acolhedor e sabemos receber com excelência celebridades e autoridades de todo o mundo, assegurou o prefeito.

Abade argumentou ainda que todo o poder público municipal está engajado na luta para trazer esse legado para Porto Seguro. Esse governo não medirá esforços para, em parceria com o Governo do Estado, fazermos todas as obras necessárias para receber um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa do Mundo em Porto Seguro, adiantou, destacando que muitas cidades estão na disputa, mas que depois de Salvador, nossa cidade é a mais bem preparada na Bahia para receber um evento desse porte.

O prefeito aproveitou a oportunidade para sugerir ao secretário da Secopa, que traga para o município um evento internacional envolvendo assuntos referentes à Copa do Mundo, para que Porto Seguro possa figurar entre as cidades com capacidade para sediar esse tipo de evento. Nossa cidade já está sendo preparada para receber seleções e turistas de todo o mundo. Porto Seguro vai participar com muita força da Copa de 2014, profetizou.

O legado da Copa

O diretor da Sudesb, Ney Santos, falou das realizações da sua pasta para o esporte na Bahia e o deputado Álvaro Gomes fez uma palestra sobre o Esporte como Inclusão Social. Abordando o processo de interiorização da Copa do Mundo, proposta pela Fifa, o assessor da Secopa para Assuntos Internacionais, Marcos Costa, lembrou que além de candidata a Centro de Treinamento de Seleções, Porto Seguro está habilitada ainda a receber as equipes e turistas dentro das seguintes possibilidades: aclimatação posição geográfica favorece a recepção de seleções para se familiarizarem com o clima do Brasil; recepção turística proposta pelo Governo do Estado como segundo destino na Bahia; formação de voluntariado sediando a preparação de mão-de-obra voluntária; Fan fest espaço gratuito com telões, shows e projeções voltadas para a Copa do Mundo e ainda como centro de qualificação profissional.

Já o titular da Secopa, Ney Campello, explanou sobre o desafio gigantesco de receber uma Copa do Mundo. O que mais importa para a gente é, depois que a Copa passar, fazer retornar os vultosos investimentos públicos em forma de legado para a população, enfatizou diversas vezes. Campello lembrou que a Copa do Mundo volta ao Brasil após 60 anos e destacou a grandiosidade dos números que envolvem o maior evento do esporte mundial: orçamento da Fifa U$ 450 milhões; investimentos nacionais em infra-estrutura U$ 33 bilhões; investimentos em estádios U$ 5 bilhões; audiência televisiva acumulada durante o evento U$ 26 bilhões, além de 3,5 milhões de empregos gerados.

Atendendo à reivindicação do prefeito Abade, Ney Campello anunciou a realização em Porto Seguro do Soccerex Football Festival, com a chancela da Fifa. De acordo com o secretário, entre 15 e 20 dias Porto Seguro estará sendo vistoriado pela Fifa, acompanhada pelo Secopa. Somente depois disso a Fifa se posicionará sobre a aprovação da candidatura de Porto Seguro como Centro de Treinamento de Seleções (CTS). Se nós somos o país do futebol, temos que fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos, assinalou.

De acordo com o secretário, são dois os grandes objetivos para 2014. Em primeiro lugar, ganhar a Copa do Mundo. O Brasil tem que ser hexacampeão no Brasil. Em segundo lugar, o Brasil tem que ganhar com a Copa, salientou. Para ele, com essa audiência de hoje Porto Seguro desceu da arquibancada e entrou no jogo. E nós vamos ganhar!.

Fonte: Hilda Rodrigues/Assessoria de Imprensa Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui