Atividades de Saúde iniciaram a festa de inauguração da Praça da Bíblia

Foto: Rodrigo Hadja
Pessoas de várias idades prestigiaram as festividades

Foi realizada, na manhã do sábado, dia 9, a primeira atividade da Inauguração da Praça da Bíblia, no centro da cidade. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, levou até a praça vários serviços, como aferição de pressão arterial, com os alunos da Faculdade Ciências Médicas e da Escola Técnica da Enfermagem; e palestras sobre saúde bucal e saúde do homem e da mulher, com a equipe da Atenção Básica do município. Também houve distribuição de folhetos explicativos e demonstrações de cuidados como a escovação dos dentes. A pequena Ketlen Vitória, de 9 anos aprendeu cuidar dos dentes é fundamental para ter saúde: “Tem que escovar sempre, senão vêm as bactérias e trazem a cárie”, disse.

Depois de um delicioso lanche de açaí e cupuaçu, os participantes puderam seguir para as aulas de alongamento, dança e aeróbica, acompanhados por profissionais de educação física do Projeto Movimento e Vida. Uma experiência que tem beneficiado pessoas como a dona de casa Adelva Alves, de 74 anos: “Moro no Arraial d’Ajuda e desde o início do projeto não perco as aulas. Conviver com os amigos que fiz aqui, além de praticar exercícios, me dá alegria de viver”, testemunhou. Segundo a coordenadora Thayanne de Sá Nobre, as atividades propostas pelo Movimento e Vida proporcionam o acompanhamento da saúde dos participantes, ao tempo que favorece o lazer e os torna multiplicadores de práticas, como bons hábitos de alimentação e substituição da vida sedentária pelas atividades físicas. A programação teve ainda a participação dos meninos e meninas do Projeto Musicarte, que levaram música popular brasileira até a praça.

Praça para Todos

Quem hoje passa pela Praça da Bíblia e não conhecia o estado anterior daquele espaço, há cerca de um ano e meio, dificilmente acredita que ali mesmo funcionava a conhecida Feirinha, cujo aspecto era de um amontoado de barracos. Mas o compromisso da atual administração substituiu a desordem e deu de presente à cidade não só uma área de lazer, mas um local limpo e seguro, que favorece à prática de esportes. Na quadra poliesportiva e na academia ao ar livre os portossegurenses poderão desfrutar de várias atividades, de segundas às sextas-feiras, de manhã e à noite. De acordo com o prefeito Abade, esta obra é mais um motivo de orgulho para a cidade: “Somos a primeira cidade do interior a instalar uma academia dessa qualidade em praça pública. Hoje podemos dizer que ali é um lugar por onde as pessoas poderão passar em paz e segurança”, destacou.

Fonte:  Alexandra Soares/Ascom da Prefeitura Municipal de Porto Seguro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui