Atividade Pesqueira em Itacaré terá acesso às políticas públicas

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir aos pescadores artesanais e marisqueiras, do município de Itacaré, no Sul da Bahia, o acesso ao crédito e aos benefícios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da equipe de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES), do escritório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) de Ubaitaba, está realizando um mutirão para emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs), dos profissionais da Colônia Z18.

Cerca de 50 documentos já foram entregues. Nos próximos dias 18 e 19, a equipe voltará ao município, para dar continuidade aos trabalhos de emissão das Daps, que iniciaram no último dia 29. O principal objetivo dessa ação é permitir aos pescadores e marisqueiras a aquisição de embarcações e maquinários para beneficiamento do pescado, além de utensílios para pesca, através do Pronaf Mais Alimentos, garantindo a qualidade e a segurança, durante as atividades. Os beneficiados poderão ainda acessar programas como o PAA Doação, PAA Estoque, entre outros.

Para o chefe do escritório local da EBDA, em Ubaitaba, Maomax Lopes, essa ação é importante porque agora esses agricultores passam a ser reconhecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). “A DAP garante aos beneficiários o acesso às Políticas Públicas dos Governos Estadual e Federal, através das quais, essas pessoas que vivem da pesca, vão conseguir um aumento de renda significativo e ainda a melhoria da qualidade de vida”, ressaltou Lopes.

Fonte: Ascom da EBDA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui