Assunto difícil: meus pecados!

“Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6.12)

Quero aprender a orar da maneira como Jesus ensinou. Ele nunca pecou, mas ensinou que devemos buscar o perdão. Somos pecadores. Precisaremos lidar com isso por toda nossa vida e por isso não podemos orar sem incluir o perdão. Na oração que Jesus ensinou ele condiciona o perdão que desejo receber ao perdão que preciso dar (Mt 6.14-15). Portanto, ao orar e falar de perdão, precisarei pedir muita ajuda a Deus para sempre estar disposto a perdoar. E sei que nem sempre estarei. Sei que algumas vezes, diante de certas situações, meu coração facilmente se fecha, cria condições e faz contas. E nessas vezes o meu próximo torna-se alvo de minha mágoa, de meu ressentimento ou de meu desprezo. Mas se quero ser perdoado, preciso perdoar.

Quero aprender a orar da maneira como Jesus ensinou e então perdoar, tanto quanto quero e preciso ser perdoado. Jamais mereci um perdão sequer. Às vezes pensamos que, se nos sentimos mal, tristes e culpados pelo pecado, então mereceremos o perdão. Esses sentimentos podem ser muito importantes e de fato são. Mas não há mérito possível diante da necessidade de perdão. Por isso nego minha oração quando faço as contas e considero que o próximo não merece o meu perdão. Se Deus fizer contas a meu respeito, não haverá esperança para mim. Merecerei Sua mágoa, ressentimento e desprezo. Mas Ele jamais fez isso. Creio que jamais fará! Em respeito a esse tão grande amor preciso pelo menos orar e pedir ajuda para evitar fazer isso com o meu próximo. O perdão que quero e desesperadamente preciso, e que tão graciosamente recebo, deve inspirar-me a perdoar generosamente.

Se eu aprender a orar como Jesus ensinou, pecarei menos e perdoarei mais. Voltarei menos ao mesmo lugar de sempre, onde já sabia que não deveria ir. Enfrentarei melhor as ilusões que meus desejos produzem e serei mais senhor de mim mesmo para submeter-me a Cristo. Isso será sinal de que estou me tornado um ser livre. Dizer não ao pecado é verdadeiramente ser livre. Se eu aprender a orar como Jesus ensinou conhecerei a verdade e serei livre para resistir mais e melhor ao pecado e para ser misericordioso com quem pecar, inclusive contra mim. Mas, para tudo isso, preciso orar e falar com Deus sobre meus pecados e sobre aqueles que pecaram contra mim. E que os dois assuntos terminem no perdão. Que eu seja perdoado. E que eu perdoe. Amém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui