“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” (Salmos 90.12)
Certa vez ouvindo um pregador falando sobre oração, pareceu-me muito interessante um de seus pontos: há orações que Deus não responderá por não ser Sua responsabilidade lidar com aquilo que queremos entregar a Ele. Para ilustrar, propôs o seguinte: “Imagine uma mãe orando: Senhor, dê um jeito nos meus filhos! Eles me dão muito trabalho. O que eu digo para eles fazerem, eles não fazem; o que digo para não fazerem, eles fazem! Mude meus filhos Senhor!” Penso, disse o pregador, que Deus responderia assim a esta oração: “Minha senhora, eu tenho o mesmo problema com os meus filhos! O que digo para eles fazerem, eles não fazem; e o que digo para não fazerem, eles fazem! Estou cuidando dos meus! Cuide dos seus!”. Não me leve a mal: creio na oração e que devemos orar sempre. Mas quero hoje chamar sua atenção para as suas responsabilidades. Pois este ano você precisará agir. Pode e deve orar. Mas se nada fizer, nada acontecerá. Pois há coisas que são suas responsabilidades!
As vezes esperamos que Deus resolva cada coisa que desejamos que Ele resolva. E algumas cabe a nós agirmos para resolver! As vezes não queremos errar, uma atitude nobre! Então devemos orar, avaliar com cuidado, quem sabe ouvir conselhos e decidir, assumindo a responsabilidade. Há quem espere que Deus escolha seu cônjuge, seu emprego, o lugar onde vai morar e oram por isso. Ótimo. Mas ao mesmo tempo parecem cegas para evidências claras do caminho que devem seguir, mas vão em outra direção e atribuem isso à voz de Deus. Não refletem, não fazem contas, não usam o bom senso. E então as coisas acabam mal e aí ficam decepcionadas com Deus. Deus nos fez capazes e nos quer maduros. E para isso precisamos enfrentar a vida, tomar decisões, usar nossa sabedoria e discernimento. Vamos errar e acertar e aprenderemos muitas lições. É assim que seremos saudáveis e maduros.
Deus é gracioso em nos orientar, mas Ele nos quer responsáveis. Devemos orar por orientação e abrir os olhos para ver o que está diante de nós. Devemos ser maduros o bastante para perceber aquilo que cabe a nós decidir, em lugar de esperar que Deus decida por nós. Há muitas pessoas sofrendo por irresponsabilidade e imaturidade. Oraram, mas não abriram os olhos para ver o que estava diante delas. Há outras que enfrentam problemas que nunca se resolvem, apesar de toda oração feita. Pois a solução depende de atitudes, ações, mas não querem assumir suas responsabilidades. Entenda: nem sempre Deus nos dirá o que fazer. Diante de tentações, a responsabilidade é nossa. Assim como diante de muitas outras questões da vida. Mas, temos no verso de hoje uma boa oração. Que aprendamos a contar, discernir, avaliar, ponderar nossos dias, para que cresçamos em sabedoria. Assim tomaremos decisões melhores e seremos pessoas maduras e responsáveis. E isso honrará a Deus!