Assinado acordo de cooperação técnica entre Ministério e Secretaria Estadual da Indústria

Assinado acordo de cooperação técnica entre Ministério e Secretaria Estadual da IndústriaPara fomentar a participação das micro e pequenas empresas baianas no mercado internacional foi assinado hoje (20), em Salvador, acordo de cooperação técnica para o Programa Primeira Exportação, entre a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A solenidade aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), durante o Seminário Ações e Perspectivas do Comércio Exterior Brasileiro e Baiano.

O Programa vai assessorar as micro e pequenas empresas em todas as fases do processo de internacionalização dos negócios. Com a adesão da Bahia, um total de nove estados participam da iniciativa federal, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. “É um compromisso pactuado entre as instituições gestoras rumo a uma melhoria do ambiente de competitividade das exportações para as empresas de menor porte”, destaca o secretário do MDIC, Welber Barral.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), José de Freitas Mascarenhas, afirmou que o principal desafio é superar os obstáculos ao comércio exterior. “Os empresários devem ter em mente que para entrar no mercado globalizado é preciso ter custos competitivos. Ações públicas como esse Programa são importantíssimas para fomentar o comércio exterior entre as nossas empresas”, ressaltou.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, além de fomentar os negócios, haverá ampliação no volume das exportações baianas. “O Programa Primeira Exportação traz inúmeros benefícios para as micro e pequenas empresas, tornando-as aptas a concorrer no disputado comércio exterior. Mas, vale salientar ainda, que o fortalecimento desses empreendimentos impacta positivamente na dinâmica da economia do Estado, inclusive gerando mais emprego e renda para a população”, destacou.

Primeira Exportação – Por meio da parceria entre a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as secretarias estaduais e entidades setoriais, o programa Primeira Exportação cria uma rede de agentes que presta assessoria técnica e capacitação gratuita para que micro e pequenas empresas possam realizar pela primeira vez uma operação de venda ao exterior. Mais informações podem ser obtidas no site www.primeiraexportacao.desenvolvimento.gov.br.

 

Fonte: Ascom – SICM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui