Na última sexta e sábado, 4 e 5 de novembro, aconteceu a 1ª Feira da Reforma Agrária do Extremo Sul Baiano, em Teixeira de Freitas. A exposição contou com a venda de verduras e frutas sem fertilizantes, além de comidas típicas preparadas pelas famílias assentadas, como bolo de aipim, beiju, entre outras iguarias.
Os assentamentos de Mucuri Paulo Freire, Zumbi dos Palmares, Jequitibá e Lagoa Bonita também estiveram presentes, contando com o apoio do governo municipal. E não é a primeira vez que a Prefeitura de Mucuri investe na agricultura familiar. Só neste ano, a Prefeitura já havia promovido duas Feiras no município: uma em maio, no distrito de Itabatã, e outra no mês passado, na sede, durante os festejos dos 242 anos de Mucuri.
A coordenadora do MST de Mucuri, Domingas Farias dos Santos, acredita que muita coisa melhorou nos últimos anos em relação a reforma agrária. “Posso dizer que hoje conseguimos dialogar com a prefeitura, com o prefeito”, afirma. Ela completa, “Muitas pessoas desconhecem que a luta não é só nossa, mas para que as pessoas tenham acesso a um alimento livre de tóxicos”.
Cerca de 500 famílias vivem em assentamentos em Mucuri. A agricultura familiar é a base principal de renda dessas famílias.