Assembléia Legislativa comemora os 58 anos da Petrobras

Os 58 anos de história da Petrobras foram comemorados hoje (03) na Assembléia Legislativa com a Sessão Especial: Pré-Sal e o Fundo Social: alternativas para erradicar a miséria no País. Convocado pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), o evento lotou as galerias da Casa parlamentar, contando ainda com apresentações de grupos culturais apoiados pela empresa. O evento foi apoiado também pelo deputado federal Luiz Alberto (PT).

A Bahia é o berço nacional da extração de petróleo. Ainda na década de 1930 começou a ser explorado o poço do Lobato, em Salvador, local onde hoje está localizado o monumento Marco Zero. A Petrobrás chega ao século XXI com perspectivas de interferir diretamente na economia brasileira, sendo um dos principais instrumentos para a erradicação da miséria, proposta feita pela presidenta Dilma para os próximos anos.

O pré-sal (exploração do petróleo em águas profundas na camada abaixo do sal, que pode chegar a 7 km da superfície) é uma alternativa que já começou a revolucionar a produção de energia no País, sendo que o novo marco regulatório da Petrobras criou a empresa Pré-Sal e o Fundo Social.

Segundo a executiva Maria Roma, representante do presidente José Sérgio Gabrielli no evento, o FS será utilizado para financiar programas e projetos nas áreas de combate à pobreza e de desenvolvimento da educação, da cultura, da saúde pública, da previdência, da ciência e tecnologia, do meio ambiente.

A sessão especial foi aberta pelo presidente da AL, Marcelo Nilo, que concedeu a direção do evento a Rosemberg Pinto. Funcionário aposentado da Petrobras, assim como o deputado federal Luiz Alberto, também presente à mesa, o parlamentar ressaltou a importância da empresa na geração de emprego e renda e no desenvolvimento econômico do País. “Vivi os dois lados da empresa. Fui sindicalista e executivo e me orgulho de ter feito parte da empresa. São quase seis décadas de empresa ajudando no desenvolvimento do Brasil e agora terá papel fundamental na erradicação da miséria”.

Fizeram parte da mesa Astério Costa, o sindicalista Deivid Bacelar, o secretário de Indústria e Comércio (representando o governador Jaques Wagner), James Correia e o gerente de comunicação institucional da empresa, Darcles Andrade. O evento contou com a participação de comunidades dos municípios de Madre de Deus, Lauro de Freitas, Maragogipe, Alagoinhas, entre outros.

James Correia lembrou que o pai deixou o futebol, no final da década de 1950, para ingressar nas fileiras da Petrobras. “Meu pai me levava nos finais de semana para conhecer as plataformas e áreas de produção, o que hoje, por questão de segurança seria impossível. A Petrobras revolucionou o Brasil gerando emprego e desenvolvendo municípios. Estamos na expectativa de que o município de Maragogipe receba os estaleiros da empresa”, disse, dirigindo-se ao prefeito de Maragogipe, Sílvio Ataliba, também presente ao evento.

Darcles Andrade destacou a história da empresa e os avanços tecnológicos conquistados em cinco décadas, sendo considerada hoje a maior companhia da América Latina. Ele lembrou também que o presidente Lula redirecionou os investimentos da empresa, priorizando ações sociais. Além disso, lembrou que a Bahia foi prestigiada nos investimentos da empresa e receberá mais de US$ 9 bilhões nos próximos cinco anos.

Participaram ainda da sessão os vereadores Henrique Carballal, Moisés Rocha e Alcindo Anunciação, os deputados Marcelino Galo, Maria Luíza Láudano, Deraldo Damasceno, José Neto, Maria Del Carmo, Joseíldo Ramos e Joaci Dourado.

A sessão especial teve a presença marcante de instituições apoiadas pela Petrobras, como o Coral da Petrobras, responsável pela abertura do evento, Grupo Estrelas Musicais (Nordeste de Amaralina), Olodum e Ilê Ayê.


Fonte: Ascom do deputado estadual Rosemberg Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui