Hoje, 23, é dia “Quinta Justa” e o repertório terá “As Quatro estações” de Antônio Vivaldi, interpretado pela Camerata do ICED, com entrada gratuita. Essa será a segunda apresentação da atual temporada do projeto. A partir das 19h30, no Salão do Júri no Fórum Desembargador Manuel Pereira (Fórum antigo), em Teixeira de Freitas.
Os jovens músicos do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), que formam a Camerata, há meses se preparam para essa apresentação, sob o cuidado rigoroso do maestro Orley Silva.
“Será um lindo espetáculo. Mais uma vez nossos meninos e meninas, em sua maioria vinda de escolas públicas e projetos sociais, como o Orquestrando Futuros, colocarão seus potenciais à serviço da música e do acesso à cultura. Participe, prestigie e se encante”, convida o maestro.
O concerto para violino e orquestras, originalmente batizado de “Le Quattro Stagioni”, é a obra mais lembrada de Vivaldi, que foi um dos principais músicos do período barroco, compondo cerca de 770 obras entre concertos e óperas. Neste trabalho, o autor que nasceu em Veneza em 1678, descreve os fenômenos naturais, como chuva e vento e também o canto de aves, com a música.
O Quinta Justa é fruto de uma parceria do ICED com o Tribunal de Justiça da Bahia/Comarca de Teixeira de Freitas. Durante a primeira apresentação desta temporada, em 19 de outubro, o Salão do Júri esteve lotado. Muitas personalidades compareceram, como juízes, advogados e o Secretário de Estado Carlos Martins, da pasta de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.
No evento de outubro, a Camerata prestou uma homenagem à cultura Nordestina, com músicas do Movimento Armorial, liderado por Ariano Suassuna. O cantor Neto Gaudino, de Caravelas, fez uma participação especial.
É grande o espetáculo de Antônio Vivaldi, este concerto deverá trazer grandes personalidades locais para assisti ótimas peças musicais do barroco.