Ramiro Guedes
AS LIÇÕES DE AUTRAN DOURADO
Dono de uma prosa limpa e lúcida, Autran Dourado jamais abriu mão de uma opinião singular, partida de suas próprias lucubrações: “escritor é aquele que escreve com dificuldades”. Por isso, quando esse humílimo escriba é chamado a publicar, corre imediatamente e lê Fernando Pessoa.
A vontade (ou veleidade?) passa imediatamente.
O EDITORIAL DA FOLHA
Quando sentiu que o impeachment de Dilma não são aqueles favas contadas, a Folha, imediatamente, fez o que mais gosta. Primeiro, negou que sempre foi a favor do impeachment. Segundo: sugeriu a renúncia de Dilma e Temer, por julgar que nenhum deles tem condições de governabilidade.
Para a folha, quem deve governar?
RESPOSTA FIRME
Temer, com aquela pose de mordomo draculiano, nada respondeu ao editorial da folha. Dilma, imediatamente, avisou que nem vem que não tem: não renuncia. A Folha, com a mesma bravura com que defendeu a ditadura, está indignada com a presidente.
Falta agora o jornalão nomear um Frias presidente.
OLIMPÍADAS TEIXEIRENSES
Há quem esteja gozando o Secretário de Esportes, Fernandão, por esse falar em Olimpíadas ou jogos olímpicos de Teixeira. A ideia do secretário é de fazer os Jogos teixeirenses, culminando esses com a chegada da Tocha Olímpica. Mas, para os eternos sabichões (pois eles sabem tudo e são donos da verdade), os jogos da cidade não podem ser chamados de olímpicos, porque terão esportes estranhos às Olímpiadas, como queimada e outros. Ora, nos primórdios gregos das Olímpiadas, os atletas se apresentavam pelados. Hoje, se vestem. Havia também jogos que hoje não existem mais. O que se quer fazer em Teixeira é uma comemoração paralela e para isso está sendo feita uma aliteração no nome, um chiste de comparação ou, como dizem os franceses, uma boutade.
Mas cada um é dono de seu mau humor, daí…
OLIMPÍADAS
Antes não, mas como sou airosamente bipolar, mudei de opinião e fico torcendo para que as Olimpíadas se acertem e se tornem um sucesso, como os estrangeiros avaliaram a Copa do mundo. O exterior gostou da Copa, o Brasil, não e não foi apenas pela sapatada que levou da Alemanha. O mundo inteiro elogiou a organização do mundial, os brasileiros, não. Será o que o nosso Nelson Rodrigues chamou de complexo de vira-latas do Brasil?
Latas é que não faltam, dignidade, sim.
TEMPO DE PAZ
Por mais que haja inconsequentes gostando desse clima de ódio que hoje perpassa o Brasil, é preciso falar e promover a ideia da paz. Não podemos criar um clima de palestinos e judeus, povos irmãos que se nutrem por um ódio secular. O Brasil precisar ser maior que o ódio e resolver suas crises com maturidade.
Juízo é sempre bom.
ZÉ ALVES
Escondido aqui no Extremo Sul, vive um grande cantador, Zé Alves. Fiel a suas origens musicais, Zé toca e canta música regional da melhor qualidade. Também é declamador e sua interpretação de Viola Quebrada é de fazer chorar. Vai estar no espaço de cultura, na Festa da cidade.
Grande Zé.
EXPOSIÇÃO
Em breve, o Departamento de Cultura estará levando mais uma exposição de um artista plástico teixeirense para o Patiomix. O artista, dessa vez, será o médico Stanislaw Sierspieski. Quem não conhece a obra do ARTISTA Stanislaw, vai se surpreender. O médico e o ser humano todos conhecem e admiram.
O artista vai mostrar sua arte.
CYNARA NOVAES
A poetisa Cynara Novaes está publicando seu mais novo livro de poesias. O lançamento será no IFA, 5ª feira, dia 7 de abril, às 19 h.
Quem quiser conhecer, essa é a poesia na formas mais pura.
DO TÚNEL
“Um mundo totalmente virtuoso não conseguiria subsistir um minuto.” (Marquês de Sade)