O distrito de de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, localizado no extremo Sul da Bahia, é uma das regiões mais ricas em biodiversidade marinha do país. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer melhor a vida marinha da região através de duas atrações turísticas com proposta ambiental: Espaço Coral Vivo Mucugê e o Centro de Visitantes e Base de Pesquisas do Coral Vivo. Os dois espaços fazem parte do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e copatrocinado pelo Arraial d’Ajuda Eco Parque.
O Espaço Coral Vivo Mucugê abriga exposições sobre a biodiversidade existente no mar brasileiro. No local, o público encontra colônias centenárias de cinco espécies encontradas na Bahia, como coral cérebro, coral-de-fogo, e outras de diferentes países. Elas pertencem ao acervo do Museu Nacional/UFRJ e foram emprestadas para o Projeto Coral Vivo. Outra atração é a maquete que reproduz em detalhes o Centro de Visitantes e Base de Pesquisas do Coral Vivo no Arraial d’Ajuda Eco Parque.
Painéis visuais educativos sobre a biodiversidade marinha, os recifes de coral da região, e as ações desse projeto complementam as informações transmitidas pelos monitores capacitados. No espaço, funciona também uma loja com a marca Coral Vivo, que comercializa produtos exclusivos com temática marinha brasileira. Os recursos obtidos são integralmente revertidos para ações de conservação marinha.
No Centro de Visitantes e Base de Pesquisas do Coral Vivo – localizado no Arraial d’Ajuda Eco Parque – é possível conhecer espécies vivas, experimentos que estão sendo realizados e, no final, filhotes de corais de várias idades que podem ser vistos em microscópicos estereoscópicos_. _Na Trilha dos Recifes, painéis formam uma trilha com ilustrações e dados sobre o que são os recifes de coral e como vivem os corais: como nascem, se reproduzem, se alimentam, e como são a base de toda a vida marinha. Os visitantes contam com monitores para transmitir as informações.
PROJETO CORAL VIVO
Mobilização social, desenvolvimento de pesquisas científicas e ações de educação ambiental são as três vertentes do Projeto Coral Vivo. Arraial d’Ajuda foi escolhido como local da primeira base por conta da rica biodiversidade. O Coral Vivo faz parte da Rede BIOMAR (Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha), que reúne também os projetos Tamar, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Albatroz. Todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil, trabalhando nas áreas de proteção e pesquisa das espécies e dos habitats relacionados. As ações do Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque, e realizadas pela Associação Amigos do Museu Nacional/UFRJ (SAMN).