O Cras Mercado do Povo promoveu na sexta-feira (6), o grande festejo julino. O Arraiá do Cras reuniu cerca de 50 pessoas entre crianças, adolescentes, idosos e mulheres, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A secretária da pasta Social, Lívia Bittencourt, acompanhada da ex-secretária social de Eunápolis, Larissa Oliveira, estiveram recepcionando os convidados e aproveitando para promover momentos de interação. “Este dia foi muito divertido, porque pudemos colocar em prática açoes que deram certo em Eunápolis e que inseri em nosso trabalho aqui, trazendo resultados positivos quanto a inclusão social e autoestima dos assistidos”, diz Lívia Bittencourt, referecenciando-se aos projetos nos quais se inspirou.
A programação do evento contou com comidas típicas, atividades lúdicas e danças tradicionais. Quem foi, encantou-se com o empenho da equipe em caracterizar as dependências do Cras com a proposta de uma “Vila”, fato que remete à cultura antiga de São João, também porque puderam dançar a vontade o antigo e bom forró pé de serra.
O evento torna-se importante não só pra fortalecer a cultura nacional dos festejos julinos mas, para que através do grupo intergeracional, essas atividades tornem-se oportunidades desses indivíduos fortalecerem o vínculo social e familiar, valorizando-os como protagonistas da comunidade a qual pertence.
Atualmente, o Cras Mercado do Povo realiza projeto com grupos de idosos e mulheres, com atividades recreativas e físicas, como ginástica laboral. “Para as crianças e adolescentes, inserimos o grupo de capoeira e Hip Hop, que tem feito bastante sucesso na comunidade”, diz a coordenadora, Linda Sampaio.