A presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner inauguraram na manhã de sexta-feira, 5, a Arena Fonte Nova, que integra o Complexo Esportivo e Cultural Otávio Mangabeira. Terceiro a ficar pronto para a Copa das Confederações, em junho deste ano, e a Copa do Mundo de 2014, o estádio é o primeiro totalmente reconstruído a ser inaugurado entre os que receberão as competições.
Também participaram da solenidade o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto. Na ocasião, foram anunciados investimentos de R$ 1 bilhão para obras de vias estruturantes na capital baiana. Neste domingo. 7, o clássico entre Bahia e Vitória, válido pelo Campeonato Baiano, será o primeiro jogo oficial disputado no estádio. Antes da partida, se apresentam artistas como Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Cláudia Leitte e Olodum.
Dilma conheceu as principais instalações do novo estádio como tribunas e vestiários e no gramado deu o pontapé inicial da Arena, sede de seis partidas da Copa do Mundo. Na Copa das Confederações serão três, em junho – Nigéria x Uruguai (20), Brasil x Itália (22) e a decisão de terceiro e quarto colocados (30).
Criatividade
“Essa construção mostra o espírito e a criatividade do povo desta terra. A ferradura dá uma cara especial a este estádio, mostra uma das maiores características dos baianos, a criatividade. É um estádio que se volta para os orixás desta terra, orgulho do sincretismo da nossa diversidade”, disse Dilma.
Jaques Wagner destacou o caráter moderno do projeto, sem esquecer da história e tradição da praça esportiva. “Respeitando o antigo estádio Otávio Mangabeira, a arena multiuso insere Salvador no cenário internacional de grandes espetáculos”. Ainda segundo o governador, o novo equipamento buscou valorizar os moradores da região na medida em que empregou diversas pessoas do entorno e vai valorizar o Centro Antigo de Salvador.
Secom do Governo do Estado