Área incendiada aumenta e governo anuncia plano de prevenção

Com o aumento da área atingida pelo fogo na Chapada Diamantina, cerca de 3 mil hectares, o governo anunciou, nesta terça-feira, 17, que assim que as chamas forem controladas será criado um plano de prevenção e de combate ao incêndio na Chapada.

O governador Rui Costa informou que todos – prefeitos, guias turísticos, empresários e brigadistas, dentre outros – irão participar da construção do plano. Mas durante reunião com representantes de brigadistas em Lençóis, na Chapada Diamantina, afirmou que o momento é de crise, por isso a prioridade é somar esforços para conter o fogo.

Rui também pediu que o comando da ação inclua um representante de cada brigada na reunião diária de avaliação e planejamento para dialogar, traçar estratégias e garantir uma ação articulada entre todos para extinguir o fogo. “É necessário que essa intervenção seja articulada conjuntamente para o resultado ser melhor, mais rápido e mais eficiente”, disse.

O chefe substituto do Parque Nacional da Chapada Diamantina, César Gonçalves, elogiou a atitude do governo. “Sempre são válidas atitudes como essa, só podemos apoiar”, falou.

Gonçalves informou ainda que o combate segue firme e forte em quatro frentes. “O maior incêndio é entre os municípios de Palmeiras e Lençóis, lá tem uma frente ativa combatendo permanentemente”.

Já a região do Capão, no Morro Branco, Gonçalves informou que é um lugar de difícil acesso mas que o efetivo é grande. “Temos uma frente boa lá, mesmo sendo de difícil acesso, nosso planejamento é que em dois dias controlemos esse incêndio”, completou o chefe do Parque.

Outros dois incêndios preocupam Gonçalves, em Mucugê e Ibicoara, fora do Parque da Chapada Diamantina. “Há equipes combatendo, mas o efetivo precisa ser aumentado para que esses focos não cheguem ao parque.”

A Tarde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui