Aprovado Mestrado e Doutorado em Biossistemas da UFSB

Aprovado Mestrado e Doutorado em Biossistemas da UFSB
Campus Jorge Amado (Itabuna). Foto: reprodução

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) passa a ter mais um Programa de Pós-Graduação: o Programa em Biossistemas (PPG Biossistemas), nos níveis Mestrado e Doutorado (acadêmico). Aprovado no início do mês pela Capes, o Programa é vinculado ao Centro de Formação de Ciências Agroflorestais (CFCAf), campus Jorge Amado (Itabuna), e tem como área de concentração o manejo e conservação de biossistemas, com duas linhas de pesquisa: Funcionamento e sustentabilidade de biossistemas e Produção e tecnologia aplicada a biossistemas. O Público-alvo são os egressos de qualquer curso de graduação interessados em projetos sobre Biossistemas. O Programa tem previsão de início em 2020.

De acordo com Jomar Jardim, coordenador do Programa, “a proposta busca contribuir para a formação de recursos humanos qualificados e capacitados para o uso sustentável de produtos e serviços oferecidos pelos sistemas naturais e seus componentes biológicos, tratados aqui como biossistemas, bem como com capacidade técnica para gerar tecnologias que possam ser utilizadas na conservação dos mesmos e no uso comercial sustentável”.

O PPG possui colaboração com a CEPLAC, mediante compartilhamento de infraestrutura e de pesquisadores no núcleo docente.

Com esse, a UFSB passa a ter, ao todo, 11 Programas de Pós-graduação, sendo cinco cursos de Especialização: Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares (EDramaturgias)Engenharia Ambiental e Urbana (PPGEAU)Pedagogia das Artes (EPARTES)Saúde Coletiva (PPG-ESC) e Agroecologia e Educação do Campo (PGAEC); quatro cursos de Mestrado: Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA)Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)Estado e Sociedade (PPGES) e  Saúde da Família (PROFSAÚDE); e dois de Doutorado:  Estado e Sociedade (PPGES) e Biossistenas (PPG Biossistemas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui