APRENDER A ORAR

“Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar.” (Mateus 14.23)

Vamos pensar um pouco sobre oração? É um tema importante para qualquer cristão. Orar é o “feijão com arroz” da vida cristã. Não pensamos em vida cristã sem compreender que uma das coisas importantes seja a oração. Mas nem por isso somos bons em orar, não é mesmo? Bem, não posso falar por você! Talvez você seja! Eu não sou! E conheço muitos que lutam como eu para melhorarem. Os textos dos evangelhos que mostram Jesus orando chamam minha atenção e mexem muito comigo. A primeira coisa que me dizem é que orar não é algo apenas para pessoas fracas ou que estejam em dificuldades. Não é apenas para quem precisa de perdão ou se sinta inseguro. Ver Jesus orar sempre me disse que orar é um estar com Deus. É desfrutar Sua presença. E “encontrar-se” para uma conversa.

Estou sendo completamente sincero: luto diariamente com oração e o dever de orar. Orar é quase que permanentemente um desafio. A mente foge com frequência e preciso traze-la de volta. As vezes tenho a sensação de estar dizendo o que não importa e fico em dúvida se estou falando a verdade ou apenas enchendo a oração com palavras. Acredito que uma oração deve vir do fundo do coração e não das sinapses cerebrais! Orar me pede mais que fé, me pede verdade entre eu e Deus. Se você não enfrenta desafios parecidos talvez tenha dificuldade em compreender o que digo. Algo maravilhoso é que Deus sempre, generosamente, faz com que minha oração aconteça e a ouve e responde. Mas continuo insatisfeito e ansiando orar como Jesus. Ele passava horas ensinando, curando e alimentando a multidão. E depois recolhia-se para orar. Normalmente, depois que prego em cultos, sinto-me cansado e quero relaxar. Muito frequentemente vejo TV. Isso me relaxa. Mas Jesus orava!

A oração era para Jesus o que ainda não é para mim! Ele se refazia em oração. Por alguma razão a oração tornou-se um dever e não um prazer. Eu me canso na oração enquanto Jesus descansava. Quero aprender a orar para descansar. Quero aprender a orar, não para alcançar alguma coisa, mas para estar com Deus. A oração possibilita um lugar único neste mundo e eu quero conhece-lo. Jesus me mostra isso! Se Ele precisava desse lugar, imagine eu e você! Sinto que tenho uma conversa pendente com Deus que só vai acontecer quando eu aprender a orar. Por vezes tento trocar as palavras e não começar as orações do mesmo jeito. Mesmo essa simples atitude não é fácil. Anseio por uma oração que ainda não fiz. Temo que algumas vezes Deus fica em silêncio porque minhas palavras não fazem o menor sentido. Oro diariamente e creio que vou aprender. Que possamos orar melhor. Quanto a mim, persistirei em oração. Do pouco que sei, tenho a impressão que é orando que se aprende!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui