Aprenda com a vida e com Deus

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” (Salmos 90.12)

O salmo 90 começa afirmando que Deus é nosso refúgio. Mais do que um socorro para as horas difíceis, o que com certeza Deus é, as Escrituras nos revelam que Deus é nosso Amigo. Ele nos ama. Mais do que uma instância emergencial para as dores e dissabores da vida, Deus é nosso lugar seguro para viver. Por causa de Seu amor por nós, por causa do que Jesus fez por nós, podemos viver abrigados em Deus. E isso abre novas e benditas possibilidades para nossa vida, não importando as circunstâncias e apesar das circunstâncias.

Em Deus, além de abrigados, podemos ser fortalecidos para crescer, para amadurecer. Podemos, na linguagem do salmista, aprender a contar os nossos dias de modo que nosso coração alcance sabedoria. E como isso é importante! Como precisamos disso! Afinal, nossa vida é breve. O salmista pede para aprender a contar o dias pois a vida pode passar sem ser percebida. E seria muito triste desperdiça-la. Seria uma grande perda não aprender com Deus, visto que com Ele a nos ensinar, seremos capazes para desfrutar o melhor da vida, sendo capazes para discernir entre o mais importante e o menos importante. Nosso mundo é cheio de ilusões e falsificações. Nele, nem sempre a maioria é movida pelo bom senso. Como diz o ditado, por aqui nem tudo que reluz é ouro e, ao contrário do que outro ditado diz, nem todo caminho leva a Roma. Há caminhos que pode nos parecer bons, mas no final, nos conduzir à perdição (Pv 14.12). Precisamos de sabedoria. Aquela que vem do alto e que é, como diz Tiago, antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera (Tg 3.17).

Uma sabedoria que se recebe como dádiva por se viver no temor do Senhor (Pv 1.17), mas também que se recebe por escolhermos viver sob a instrução, o ensinamento do Espírito Santo, que dentre as muitas coisas que faz por nós, nos guia em toda verdade (Jo 16.13). E a verdade nos liberta. Não somente isso: ela nos desafia a tomar decisões e a amadurecer.

Não precisamos viver como tolos, como infantis, como gente que não aprende. Como gente que apenas envelhece e, lamentavelmente, não amadurece. Deus é nosso refúgio e podemos aprender com Ele. Com a passagem dos nossos dias podemos crescer em sabedoria e terminar bem, em lugar de terminarmos amargos. A amargura no final da vida é uma grande tragédia, pois não poderemos voltar atrás.

Se queremos a sabedoria de Deus para viver, devemos ter cuidado com a dureza de coração. Ele se endurece com muita facilidade e se quebranta com muita dificuldade. Para que ele seja ensinável, o que mais precisamos é de nos deixarmos envolver e nos encantar com o amor de Deus. Sob altas doses do amor de Deus nosso coração torna-se saudável, em lugar de uma fonte de engano. Precisamos também mergulhar na graça e na misericórdia divina. E aí seremos aptos a aprender a contar os nossos dias e poderemos ser sábios, em lugar de tolos!

Com Deus, tudo começa no amor. Abrigue-se no Deus que ama você. E viva a vida aprendendo a contar seus dias. Tenha em mente que você é frágil e breve. Reveja suas prioridades e reflita sobre suas certezas. Aprenda com a vida, com a orientação do Espírito Santo. E não tenha medo. A vida é breve, incerta e pode sim, doer. Mas Deus é nosso refúgio. Escolha viver como uma pessoa sábia. Afinal, já existem tolos demais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui