Aposentados: “Reajuste precisa ser votado nesta semana”, afirma Fábio Souto

O parlamentar defende aumento de 8,7% das aposentadorias acima do mínimo

Aposentados: “Reajuste precisa ser votado nesta semana”, afirma Fábio Souto
Fábio Souto, deputado federal
Após tanto protelar, a base governista no Congresso Nacional se comprometeu a votar nesta semana a Medida Provisório 475/09, que concede reajuste aos aposentados brasileiros. A proposta deve ser o primeiro item da pauta da Câmara dos Deputados desta terça-feira, 04/05, que deve analisar ainda o Projeto Ficha Limpa, de iniciativa popular, que proíbe candidaturas de pessoas que respondam a processos judiciais, com o intuito de dificultar a eleição de políticos corruptos.

O deputado Fábio Souto (DEM/BA) afirma que não pode haver novos adiamentos para a votação do aumento das aposentadorias e pensões. Diferentemente do governo, que sugere acréscimo de apenas 6,14% para aqueles que ganham acima do mínimo, o parlamentar defende reajuste de 8,7%. “Precisamos lutar por um aumento justo para os aposentados. Não podemos admitir que eles sejam esquecidos e tratados com tanta indiferença. Os impostos aumentam, o preço dos remédios e alimentos também, e tudo isso afeta duramente a renda dessas pessoas. Só estamos pedindo um reajuste que se equipare ao crescimento dos gastos”, justifica Souto.

O índice de reajuste requerido pelo Democratas é resultado do crescimento total do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008 mais a inflação. Essa é a conta base usada para aumentar o salário mínimo. Neste ano, o aumento foi maior ainda. Os 8,7% cravariam remuneração de R$ 507,00. O governo decidiu arredondar esse número e reajustar para R$ 510,00, concedendo acréscimo de mais de 9%. “Queremos apenas corrigir um erro cometido pelo governo ao tratar de forma diferente os que ganham acima do mínimo e fazer justiça para os aposentados do Brasil”, confirma o deputado.

Fábio Souto também é a favor do Projeto Ficha Limpa. A matéria já esteve no Plenário, mas, após manobra do governo, voltou à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e não pôde ser apreciada de forma conclusiva até agora. O parlamentar espera que a proposta também seja votada nesta semana.

Fonte: Rafael Walendorff / Ascom do deputado Fábio Souto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui