Suas mãos sujas do trabalho na horta; sua boina empoeirada, que tirou para enxugar com um lenço o suor da cabeça; as botas de quando trabalhava na fundição, ele tinha envelhecido. Estava grisalho nas laterais da cabeça e, em cima, careca. E assim, obedecendo a rotina, os dias vão passando, já que a aposentadoria no Inss é muito baixa, e os dias quando ficam iguais, passam mais rápido: Não há talvez, porque não há escolha por falta de dinheiro.
Tudo pode ser tirado de um homem, menos uma coisa, a última das liberdades humanas: escolher uma atitude em qualquer série de circunstâncias. Enquanto Freud acreditava que as pessoas são impulsionadas a buscar prazer e evitar a dor (seu famoso “princípio do prazer”. Frankl afirmava que o impulso fundamental das pessoas não está na busca do prazer, mas de encontrar significado em suas vidas. Frankl dizia: “Existe um intervalo entre o estímulo e a resposta. Nesse intervalo está nosso poder de escolha para a nossa resposta. Em nossa resposta, está nosso crescimento e nossa liberdade. Acredito que mesmo com pouco se pode fazer muito. Tudo que nossas mentes podem processar na aposentadoria, tudo que nossos corações conseguem aprender, pode ser alcançado com a mesma certeza, o mesmo proveito e a mesma satisfação com nós mesmos, na pior e na melhor das hipóteses.
Ficar de ouvido atento as mundo, que se trasforma sempre, evitando as crises que fermentam por dentro. Parece que na velhice, entrarmos em contato com os sentimentos mais profundos e não há uma maneira certa para expressá-los já que a solidão é maior muitos dos contemporaneos já partiram, mas seguir em frente sem se preocupar com a direção, ser apenas uma presença viva na vida de filhos e netos já é uma beleza e da significado ao final da existência.