Após decisão de Nunes Marques, Aparecida recebe fiéis para missas de Páscoa

Após decisão de Nunes Marques, Aparecida recebe fiéis para missas de Páscoa. Foto: Carolsantini/WikimediaCommons

O Santuário Nacional de Aparecida, localizado em Aparecida (SP), recebeu fiéis para as missas de Páscoa no domingo, 04 de abril.

Isso foi possível graças a uma decisão monocrática do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou, na noite de sábado, 03 de abril, celebrações religiosas presenciais em estados e municípios.

A decisão do ministro se refere a um pedido ainda de março de 2020, da Associação Nacional de Juristas Evangélicos.

Com isso, cerca de 150 pessoas já participaram da missa das 8h, e o Santuário receberá até 1.000 fiéis (25% da ocupação máxima do local) em cada celebração. São permitidas duas pessoas por banco.

Ainda segundo a entidade, as missas obedecem todos os protocolos sanitários de prevenção contra Covid-19. As próximas missas de hoje acontecerão às 12h e às 18h.

As medidas sanitárias que devem ser adotadas por templos e igrejas, pela decisão do ministro, são:

  • limitação de presença (no máximo, 25% da capacidade);
  • distanciamento social (com ocupação de forma espaçada entre os assentos e modo alternado entre as fileiras de cadeiras ou bancos), observância de que o espaço seja arejado (com janelas e portas abertas, sempre que possível);
  • obrigatoriedade quanto ao uso de máscaras;
  • disponibilização de álcool em gel nas entradas dos templos;
  • aferição de temperatura, fixadas estas como balizas mínimas, recomendando-se também outras medidas profiláticas editadas pelo Ministério da Saúde; sem prejuízo da possível e gradativa mitigação das restrições pelo Poder Executivo, conforme haja evolução positiva no
    tratamento e combate à pandemia.

Fonte: CNN Brasil

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui