Após 14 anos, baleia jubarte é vista novamente no Arquipelágo de Abrolhos

O anúncio da descoberta foi feito nesta terça-feira (27) depois de uma análise comparativa de imagens feitas da baleia jubarte

Uma baleia jubarte foi identificada pelo Projeto Bahia Jubarte, reavistada depois de um período de 14 anos em Abrolhos, no sul da Bahia. O local é área de reprodução da espécie.

O anúncio da descoberta foi feito nesta terça-feira (27) depois de uma análise comparativa de imagens feitas da baleia jubarte. A fotoidentificação registra o padrão de marcadas das nadadeiras caudas das jubartes, uma espécie de digital dos animais.

“Identificar pela terceira vez uma mesma baleia jubarte, em um grande espaço de tempo, atesta que estamos no caminho certo no que diz respeito ao trabalho com a pesquisa destes animais”, diz o diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes.

A baleia foi vista e fotoidentificada pela primeira vez em 1997, em Abrolhos, e fotografada novamente em 2004 por uma turista, que enviou a imagem ao instituto.

Segundo o instituto, a baleia avistada provavelmente é um macho, por ter sido vista acompanhada de uma fêmea com um filhote, e deve ter mais de 18 anos de idade.


Fonte: Correio da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui