Apicultura melhora a vida do agricultor de Buerarema

Apicultura melhora a vida do agricultor de Buerarema
Foto: EBDA
Com o objetivo de incentivar o homem do campo a trabalhar com novas atividades rurais e contribuir para aumentar a renda das famílias, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), ligada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), desenvolve, no município de Buerarema, no Sul da Bahia, ações com as abelhas com ferrão Apis Mellifera.

O engenheiro agrônomo da EBDA e apicultor, Paulo Carilo, vem ministrando palestras e cursos básicos de iniciação à apicultura, ensinando aos agricultores a implantar apiários, capturar enxames, as técnicas de manejo, e orientando-os quanto à produção e comercialização do mel.

Na última quarta-feira (16), representantes da empresa e da Associação Apis Mata Atlântica se reuniram com o Sebrae, na Vila Operária (Sururu), a 7 km de Buerarema, para planejar ações que contribuam com a promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável da região.

O apicultor do município, Roque Borges, destacou que a visita do Sebrae foi importante para articular um novo horizonte para a associação. “A apicultura está colaborando com o desenvolvimento da região e gerando melhoria de renda para os participantes”. Para o jovem apicultor Alessandro Gomes, de 18 anos, que trabalha com o pai no apiário, uma outra importante atuação da apicultura é na conscientização da comunidade para conservação e preservação do ambiente em que vive.

A associação, com o apoio da EBDA, levará, ainda neste semestre, a apicultura para as salas de aula do município de Buerarema, com o intuito de conscientizar os jovens sobre a importância e o papel das abelhas no meio ambiente e também para aumentar o interesse pela atividade na região. “Queremos aumentar a quantidade de apicultores na associação e acreditamos que muitos estudantes se interessarão em ingressar”, concluiu o técnico Carilo.

Associação

No ano de 2005, foi criada a Associação Apis Mata Atlântica, então com 19 membros, e com apenas dois anos de implantada, o Estado concedeu-lhe o Título de Utilidade Pública. Para o técnico Carilo, o sucesso da associação está no trabalho de cooperativismo realizado. “Mensalmente, fazemos reuniões itinerantes, em forma de mutirões, nos apiários dos associados, para melhorar e aumentar a produção de cada um”, destaca. Os apiários estão distribuídos na microrregião que engloba os municípios de Buerarema, Una, São José da Vitória e Ilhéus.

Fonte: Ascom da EBDA

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, boa tarde. Muito bom esse projeto aí ná região, principalmente prá Buerarema.
    Gente sou Enfermeiro aqui em São Paulo, más nasci ná roça aí em Una na Bahia, tô Querendo volta prá aí prá montar um apialho, más quero montar ná região dê Buerarema pq minha mãe mora aí, não sei se vai dar certo más vou tentar , eu saí daí muito pequeno más vou tentar á sorte kkkkkkkk vou ver nó quê vai dar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui