A Associação de Apicultores e Agricultores do Picadão da Bahia (AAAPB) receberá a chance de beneficiar o mel no próprio município de Mucuri, o que aumentará a geração de renda e favorecerá cerca de 115 famílias. A parceria que envolve a Prefeitura, Suzano e Associação prevê a concessão do terreno para a construção da área de produção com 4.000 m² e o terreno da sede.
Para que esta ação seja possível, a Prefeitura está trabalhando na ligação da energia elétrica, doando postes e transformador, além de adequar as estradas e ceder o terreno para a construção da sede da Associação.
Atualmente, o mel coletado em Mucuri é enviado para Teixeira de Freitas onde recebe o beneficiamento. Com a área de produção e o escritório em funcionamento, esse trabalho será realizado no local, agregando valor de comercialização.
O próximo passo dos apicultores é a conquista do selo. Eles então poderão vender o mel beneficiado diretamente para a Prefeitura, que o usará na merenda escolar.
“A gente quer o melhor para o homem do campo. É uma necessidade nossa fazer essas ações para que vocês façam também sempre o melhor”, disse o prefeito, Dr. Carlos Simões, ao entregar um documento com um termo de compromisso aos associados.
O presidente da AAAPB, Luiz Carlos Zambe, agradeceu ao prefeito e parceiros pelo gesto em nome de todos os apicultores e agricultores familiares do município.