Na próxima sexta-feira, 12 de maio, o município de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, completa 33 anos de emancipação político-administrativa.
Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 114.396 habitantes, sendo então a 16ª cidade mais populosa do estado.
Segundo os registros históricos, a cidade foi iniciada a partir da finalização da construção do ramal de acesso (hoje BR-367), da cidade de Porto Seguro, atual BR-101, quando os garimpeiros, como eram chamados os profissionais que construíam estradas usando pás picaretas e galeotas, construíram choupanas para abrigarem-se, esperando pela chegada das empreiteiras que iriam dar continuidade à construção da estrada principal, naquele momento interrompida.
Conhecido inicialmente como km 64, que era a distância de Porto Seguro ao entroncamento da futura BA-2, foi também chamado de Nova Floresta e Ibiapina. O vilarejo cresceu bastante, chegando a ser conhecido, já com o topônimo de Eunápolis, como o “Maior Povoado do Mundo”.
Origem do nome
O nome da cidade é uma homenagem ao engenheiro Eunápio Peltier de Queiróz, secretário estadual de Viação e Obras públicas da época (1954), responsável pela aquisição de 100 hectares de terras compradas de Ivan de Almeida Moura, doando-as para a formação do povoado, cujo perímetro situava-se sobre os municípios de Porto Seguro (20%) e Santa Cruz Cabrália (80%), tendo sido seu território criado nas mesmas proporções quando da sua emancipação, por força da Lei Estadual de 12 de maio de 1988. A sede ganhou status de cidade, através da lei que criou o município.
APES parabeniza Eunápolis
E neste 33º aniversário da cidade de Eunápolis, a Associação dos Municípios do Extremo Sul da Bahia (APES) celebra, com grande alegria, essa tradição e sucesso que o município dispõe.
Para a APES, Eunápolis segue como uma das principais cidades da região, repleta de gente aguerrida, que luta por seus objetivos e, a cada manhã, renova as esperanças de construir uma Eunápolis melhor a cada dia.
Parabéns, eunapolitanos!
Parabéns, Eunápolis! São os votos da APES.