
Um estudo da EY-Parthenon, braço de levantamento da consultoria EY, indicou que 44% das pessoas que moram no Brasil só compram o essencial; já seis em cada dez pessoas estão preocupados com a subida do preço dos alimentos nos supermercados.
O levantamento ouviu mais de 21 mil pessoas em 27 países, sendo mil delas no Brasil, e mostrou ainda que as repartições de descontos e itens próximos do vencimento, que levam à diminuição dos preços nas gôndolas, também estão em alta.
Cerca de 62% das pessoas afirmaram que só compram alimentos de marca quando estão em liquidação, promoção ou desconto, enquanto 28% consideram alternativas alimentares mais baratas nos casos em que os preços gerais sobem.
Quando questionados sobre compras de roupas, os entrevistados afirmaram que a tendência é comprar menos e melhor.
Neste segmento, 43% das pessoas disseram que estão comprando menos em decorrência dos aumentos de preços, 53% estão menos interessados nas últimas tendências da moda e 66% tentam consertar seus itens ao invés de comprar novos.
Outra descoberta envolve a falta de intenção de pessoas que moram no Brasil em comprar novos aparelhos tecnológicos. Pelo menos 30% das pessoas disseram não ter mais interesse em comprar aparelhos de última geração, enquanto outros 44% planejam gastar menos em eletrônicos nos próximos meses.
A EY-Parthenon ouviu mil pessoas no Brasil entre 16 de maio e 14 de abril.
*Este conteúdo foi divulgado primeiramente na Folha de São Paulo.