Apenas se andarmos com Cristo

“No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.” (Lucas 24.14-16)

Enquanto seguiam pelo caminho Jesus se aproximou e passou a andar com eles. Eles conversavam e discutiam. O assunto era a prisão e a morte de Jesus. Talvez conversassem sobre como tudo ia tão bem e, de repente, tudo se perdeu. Talvez discutissem sobre o que poderiam ter feito para impedir tudo aquilo. Talvez estivessem perplexos: como Jesus foi capaz de realizar coisas tão grandiosas, mostrar tanto poder, mas ficar tão passivo e indefeso diante de Pilatos e da multidão? Com uma palavra acalmou a tempestade! O que aconteceu com todo aquele poder quando os soldados o levaram? Talvez Jesus não fosse o Messias. Se fosse, Deus não o teria abandonado como fez. Morrer daquele jeito! Mas, até três dias antes tudo parecia ir tão bem! Eles estavam confusos.

E então Jesus simplesmente aparece e junta-se a eles no caminho. Lucas registra que os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Reconhece-lo parece que poderia resolver tudo. Mas, por alguma razão, era importante que eles continuassem a lidar com suas inquietações e perplexidades. Talvez a cegueira deles fosse em parte um propósito de Deus e em parte consequência de sua falta de fé. Às vezes é difícil julgar entre uma coisa e outra. Muitas vezes Deus forma em nós um novo caráter e uma fé mais robusta caminhando pacientemente conosco enquanto sofremos com nossas dúvidas. Tudo que queremos é o alívio, mas Ele tem planos melhores. Por outro lado, as vezes nosso sofrimento e angústia são sintomas de nossa incredulidade. A falta de fé nos impede de descansar em Deus. Os dois discípulos estavam a caminho de Emaús porque, para eles, a cruz havia destruído tudo! A cruz não cabia em sua fé.

Indo para Emaús poderiam deixar a ilusão do Messias para trás. Estavam desertando pois não fazia mais sentido o discipulado. Como ficaram os demais com a saída deles? Nossa incredulidade sempre afeta mais alguém, tanto quanto nossa fé! Mas eles voltariam. Eles ignoravam, mas as coisas estavam exatamente como deveriam estar. O caos aos seus olhos era ordem aos olhos de Deus. Eles não puderam reconhecer Jesus e muito menos podiam reconhecer que as Escrituras estavam sendo cumpridas. Não conseguiam lembrar-se das palavras de Jesus. Para eles tudo estava perdido, mas para Deus tudo estava concluído. Não é difícil que aconteça conosco exatamente como aconteceu com aqueles discípulos. Podemos ver o caos onde Deus vê a ordem. Podemos achar que tudo está perdido, quando é justamente o contrário. O significado do que acontece ao nosso redor só poderemos saber, de fato, andando com Cristo.

 

ucs

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui