Uma falha no sistema elétrico devido a incêndios deixou várias cidades em oito estados do Nordeste sem energia nesta quarta-feira, informou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
O problema ocorreu a partir das 15h03 e afetou as principais cidades de Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, segundo a Chesf, que é responsável pelo fornecimento a todos os estados do nordeste, com exceção do Maranhão.
A energia foi ‘praticamente restabelecida’ nas capitais duas horas e meia depois, segundo o Ministério de Minas e Energia.
Na região vivem cerca de 53 milhões de pessoas, mas nem todas foram afetadas.
O blecaute desta quarta-feira foi similar ao que afetou a mesma região em setembro e outubro do ano passado.
Em 2012 os apagões foram provocados por incêndios que interromperam a transmissão da empresa IENNE, controlada pela espanhola ISOLUX, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da empresa TAESA, controlada pela Cemig.
A interrupção dessas redes provocou a perda de quase 11 mil megawatts e a separação do nordeste do restante sistema energético nacional, segundo o ONS.
A falha deixou fora de operação os sinais de trânsito de toda a região, assim como alguns serviços de metrô e trem, e obrigou várias fábricas e lojas a suspender operações e até fechar as portas.
Hospitais e aeroportos tiveram que ativar geradores de emergência para manter suas operações.
Desde setembro de 2012, foram registrados seis apagões de grandes proporções em diferentes regiões do Brasil, que obrigaram o governo a desmentir que possa adotar um racionamento para impedir que a crescente demanda derrube o sistema elétrico do país por falta de alimentação.
Fonte: EFE