Apagão cibernético global atrasa voos e prejudica serviços bancários e de comunicação pelo mundo

Apagão cibernético global atrasa voos e prejudica serviços bancários e de comunicação pelo mundo
Avião — Foto: Freepik

Um mega apagão cibernético global está provocando atrasos em voos e prejudicando serviços bancários e de comunicação nos Estados Unidos e países da Europa e da Ásia nesta sexta-feira (19). As principais companhias aéreas dos Estados Unidos pediram às autoridades uma “parada global” de todos os seus voos.

Além das companhias aéreas, empresas de mídia, bancos e serviços de saúde foram afetados em vários países. A Microsoft disse que estava investigando um problema que impedia os usuários de acessar seus aplicativos e serviços.

Bancos e empresas de telecomunicações na Austrália e na Nova Zelândia foram afetados, enquanto os hospitais e serviços de saúde de Israel enfrentam um “mau funcionamento” informático.

O governo da Austrália disse que o incidente está aparentemente relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike. Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.

Veículos norte-americanos reportam que os serviços de emergência 911 nos Estados Unidos está fora de ar em diversos estados.

Aeroportos enfrentam problemas técnicos

Os aeroportos da Alemanha, Austrália, Holanda, Espanha e Índia afirmaram que estão enfrentando problemas técnicos, com atrasos.

Grandes companhias aéreas dos EUA, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam todos os voos na manhã de sexta-feira, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA). “Todos os voos, independentemente do destino” foram suspensos devido aos “problemas de comunicação”, disse a FAA em um aviso às companhias aéreas.

Em Berlim, todas as decolagens foram suspensas. No Reino Unido, o serviço de trem disse que foi afetado e pode enfrentar cancelamentos.

Já o canal Sky News afirmou que não poderá fazer transmissões ao vivo. Autoridades de saúde britânicas disseram que a agenda virtual usada por médicos está fora do ar.

Na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris informou que enfrenta problemas de TI, a uma semana do início das competições.

Entenda a situação de companhias aéreas no Brasil:

A Gol afirmou à CBN que não registrou problemas nos voos da companhia aérea em relação ao apagão cibernético. A Latam informou que está apurando para saber se houve algum tipo de impacto. No entanto, a companhia já publicou nas redes sociais que após essa queda mundial da Microsoft, a operação pode ser afetada gerando atrasos em alguns voos. A companhia recomenda que os passageiros verifiquem o estado dos voos preventivamente em latamairlines.com.br.

Fonte: CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui