A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ilhéus realiza nesta terça-feira (20), a partir das 15 horas, o “Arraiá dos Apaexonados, abrace esta causa”. A festa acontece em sua sede, localizada no bairro Hernani Sá, nas proximidades da central de abastecimento, e terá apresentações de quadrilhas juninas e teatro encenado por alunos da escola, comidas típicas e sorteios de balaio e micro-ondas. A informação é da diretora da instituição, Vitória Penalva, que destaca o apoio da prefeitura na realização do evento.
De acordo com Vitória Penalva, atualmente a Apae assiste cerca de 200 crianças por meio de profissionais qualificados, coordenação, supervisão e direção. A instituição, recebe alimentos da Prefeitura através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), onde é garantida uma merenda com qualidade. “Para a criança desenvolver-se tem que estar bem alimentada e bem assistida”, ressalta. A escola funciona nos dois turnos, com turmas das 7h40min às 11h40min e das 13h20min às 17h20min.
“Passamos por momento difícil, principalmente de dívidas deixadas por gestões anteriores. Seus parcelamentos têm dificultado a direção obter verbas do governo federal. Hoje, possuímos cinco professores (que geram custos), onde contávamos mais de 20. Houve permuta e três professores foram para o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) e outros três entraram graças à intervenção da secretaria municipal de Educação (Seduc) e do prefeito Mário Alexandre”, disse a diretora.