Com certa ansiedade, aguarda-se o início das aulas da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas no próximo dia 8. Muitas novidades, tanto na área pedagógica quanto administrativa, são esperadas. Muitos pretendentes a acadêmicos estão procurando o Vestibular Agendado da Faculdade Pitágoras, o que mostra a aceitação dos métodos pitagóricos na região.
Boas falas e bom ensino.
WILLIAM
Para quem convive e conhece, a escolha do médico veterinário William Martins de Souza para chefiar o escritório regional da Adab caiu como uma luva. William é filho do lendário Tico Romão, ex-prefeito de Alcobaça e líder político na região. Aliás, a família Martins é pioneira e desbravadora da região de Cachoeira do Mato, onde é celebrada a atuação de Nalvinha, esposa de William, que já foi vereadora em Teixeira de Freitas.
Grande nome para a ADAB: gente boa e currículo sólido.
RECLAMANDO
Um leitor ligou a esse escriba, reclamando que no último número do SOLLO não saiu a coluna VISÃO, de Jadilson Morais. Também senti falta do valoroso escriba e esperamos, eu e os leitores, que a lamentável ausência tenha sido temporária.
Esperamos isso.
ABSURDO
Sobre as questão da CPI dos Loteamentos, em Teixeira de Freitas, um comentário em determinado site da cidade nos remete ao maior absurdo já formulado nessas terras. Afirma o site, em matéria redacional (pelo menos não estava assinada) que a Câmara Municipal (mais precisamente o vereador Lula) seria responsável pelo desemprego que está ocorrendo no meio da construção civil em Teixeira de Freitas. Registra a canhestra matérias que os empreiteiros da construção civil, principalmente o pessoal dos loteamentos, parou tudo e dispensou seus funcionários. Dezenas de pais de família estão, assim, sem salários e passando por incríveis necessidades, tudo por causa do vereador Lula e da Câmara, que instalaram a CPI. A idéia esposada pela matéria é cruel e absurda. Para ela, nada pode ser apurado, pois a apuração desempregaria pais de família. Conclui-se: a culpa é da apuração, não dos fortes indícios que apontam para a possibilidade de um mau feito. Além de ser falsa a constatação de que a CPI causou desemprego, pois nenhum empreiteiro desistiu das obras por causa dela, a matéria esposa o fato de que não importa se as acusações são fundadas ou não: elas são falsas por desempregar pais der família.
Isso se chama carta branca para a corrupção.
E PODE?
Esse escriba recebeu a visita de um contato comercial do novo jornal de classificados teixeirenses, o Publicou/Vendeu. A moça que fez o contato mostrou o jornal e fez suas louvações a ele, como era de se esperar. Depois, perguntou o que esse escriba achava da entrevista feita com um pré-candidato teixeirense à Prefeitura. Disse o que pensava e, depois, casualmente, perguntei: -Em quanto ficou a entrevista?
Resposta curta e grossa: -Ficou e fica em 700 reais.
Importante é notar que nada havia na entrevista que a mostrasse como matéria paga, o que coloca o jornal na lista dos que praticam a chamada matéria redacional paga. O candidato entrevistado pagou 700 reais e quem quiser ser entrevistado, é só pagar.
A prática é discutível, pois não
CUIDADO, GENTE!
Muitos jornais estão publicando matérias anônimas de pessoas moralmente irritadas com a corrupção propalada no governo federal. Essas matérias sugerem que o povo vá para a rua, pois a corrupção aqui é a mesma que originou os movimentos violentos na Grécia, Egito e Irã. Pregam, os tais anônimos, uma subversão da ordem em um caso completamente diferente do que aconteceu nos países citados. Tanto na Grécia quanto no Egito e no Irã, as manifestações se deveram à corrupção provada, que levou a crises econômicas, crises reprimidas pelos governos com inusitada violência. Aqui, o governo está bem avaliado, não há crise econômica, os focos de corrupção estão sendo detectados e punidos e não há repressão sem provas, aliás, nem há repressão violenta. A mídia que vive do denuncismo fácil nem se preocupa em provar os escândalos e já vai jogando outras denúncias na praça, em uma atitude própria de quem perdeu as últimas eleições e quer defenestrar o governo. É preciso que os jornais menores não entrem nessa cantilena golpista e tenham cuidado com o denuncismo fácil e sem provas.
Cautela e caldo de galinha fazem bem à democracia.
DO FIM…
Perguntado por uma grã-fina se os índios comiam gente, o genial Noel Nutels respondeu:
“Comem, minha senhora, mas não por via oral.”
“O Brasil precisa mesmo é de uma fábrica de futuro. O que temos é uma velha engenhoca tentando consertar e recauchutar o passado.” (Joel Silveira, em Conspiração na Madrugada)
“Não exijo fé alguma e não exijo que pessoa alguma deva entendê-lo. Tampouco eu o compreendo: basta que seja um fato e nada mais. A experiência em si o atesta e eu acredito mais na experiência do que na minha própria inteligência.”(Samuel Hanehmann, citado pelo Dr. Oséas Moreira Lisboa in “O atraso secular da medicina moderna – Alopatia & homeopatia).