ANSIEDADE

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4.6)

A ansiedade é parte de nossa vida. Há situações em que ela pode aparecer e é completamente normal que apareça. Se precisamos lidar com algo muito importante ou desgastante, sentiremos incômodos típicos da ansiedade como tensão, pensamentos persistentes e uma certa prontidão para agir que não nos deixará relaxar. Mas tudo isso pode evoluir e chegarmos a desenvolver sintomas de uma doença e não de uma reação natural, compatível com situações particularmente desafiadoras ou importantes. A ansiedade não é exatamente um pecado, mas vem como fruto de um mundo desarmonizado de Deus, que não nos quer adoecidos. Em níveis saudáveis a ansiedade é uma aliada, mas fora deles, uma terrível inimiga!

Estamos enganados se pensamos que a ansiedade seja marca exclusiva de nossos tempos corridos e cheios de informação. Veja que Paulo já trata dela lá no primeiro século. Ela é resultado de vivermos sem confiar em Deus, em seu amor e cuidado. É resultado de tentarmos dar conta sozinhos de nossa vida, como se a vida dependesse apenas de nós mesmos. Você resolve tudo em sua vida por si mesmo, sem contar com a ajuda de ninguém mais? Quando acontece um problema com seu carro ou sua casa você resolve sozinho ou busca ajuda? Imagine se não pudesse contar com ninguém! O resultado seria ansiedade: uma angustia gerada pela incerteza.

Paulo nos aconselha a orar como forma de combater a ansiedade. Se partilharmos diariamente nossa vida com Deus, apresentando-lhe nossas suplicas e aprendendo a contar com Ele em nossas vidas, estaremos nos mantendo em condições de viver livres da ansiedade doentia. Talvez de toda a ansiedade, visto que se tornou sinal de algo ruim. Precisamos também agir, ser responsáveis, mas não devemos perder a oportunidade de orar. Não apenas em situações agudas, especiais, mas sempre. Afinal, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.41) e há muitos caminhos pelos quais satanás pode trabalhar para roubar a nossa paz (Jo 10.10). Quais os desafios de hoje? Ore e partilhe com Deus. Ore e faça o que deve fazer. Peça sabedoria a Deus. Porque nos ama, Ele nos ouve e nos dá a Sua paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui