Anseio por Deus

“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” (Salmos 42.1-2)

Temos na vida muitos anseios, mas nenhum se iguala ao anseio por Deus. Todos o temos, mas nem todos o entendemos. Ele é de todos o mais verdadeiro, profundo e fundamental. É o mais primitivo, pois é o primeiro e mais original de todos. Podemos negá-lo, podemos sufoca-lo, podemos apaga-lo. Mas para o cristianismo, ele é inextinguível. E superadas as ilusões que o escondem, ele reaparecerá. Por isso, será também para todos nós o último dos anseios. Felizes os que o descobrem, o sentem, e expressam. Pois aqueles que por Deus anseiam, são por Ele encontrados.

Ansiar por Deus é diferente de ansiar por coisas que Deus possa dar. O anseio pelas coisas é abundante e enche os templos de todos os credos. Os líderes dessa fé tentam imaginar meios de controlar, para seu próprio benefício e de seus liderados, o poder de Deus. Criam-se orações e fórmulas que prometem acessar os tesouros celestiais, a força divina, e satisfazer o anseio pelas coisas. Esse é um caminho equivocado, que embora fale muito de Deus, não expressa anseio por Ele, mas faz dele um objeto. Ansiar por Deus é diferente. É entender que conhece-lo, crer em Seu amor e perceber Sua presença é a mais sublime dádiva que se pode desfrutar. E então, diante de tão grande bênção, a ânsia por Deus floresce. E assim não basta um anjo que venha nos trazer uma benção, pois o que queremos é a bênção da presença de Deus.

A ânsia por Deus é singular: não nos divide, dilacera ou oprime, mas nos completa, elucida e dá esperança. Queremos saber o “quando”, pois a resposta ao anseio por Deus é uma questão de tempo. Não pensamos “se”, mas “quando”, pois o Deus por quem ansiamos, anseia por nós, pois nos ama! Ansiamos por Ele porque Ele ansiou por nós, primeiro. Queremos voltar a Ele porque Ele nos criou para Si. Por isso esse anseio jamais será frustrado, mas será plenamente satisfeito. Olhe para si mesmo. Percebe em si o anseio por Deus? Ele está aí. O que você realmente deseja é grande demais para ser respondidas por coisas, posição ou poder. Não se iluda! Deus é seu destino, seu ponto de chegada. Porque, de fato, é seu ponto de partida. Por isso diga como o salmista: minh’alma, com toda força, sem receio, lança-te corajosa e destemida ao anseio melhor, ao anseio verdadeiramente promissor. O anseio por Deus!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui